A distribuição geográfica das estações locais de TV no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.30181Palavras-chave:
Televisão, Retransmissoras, Amazônia LegalResumo
A TV expandiu-se, no Brasil, de forma pouco planejada, configurando um cenário de desigualdades regionais. Este artigo analisa a distribuição geográfica das estações locais de TV e questiona se ela, no Brasil, pode ser efetivamente caracterizada como meio de comunicação local. Para atingir esse objetivo, o autor promoveu o cruzamento de bases de dados públicas, do IBGE e da Anatel, em perspectiva não adotada em estudos anteriores. Verificou-se, por fim, que apenas pouco mais da metade dos cidadãos residentes no país tem acesso a pelo menos um canal que insira programação localmente. A maior parte desses canais legalmente pode inserir conteúdos por pouco tempo. Observa-se, também, desigualdade regional na distribuição dessas outorgas, em parte graças à política de incentivo específica voltada à região da Amazônia Legal.
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