Arquiteturas da notícia em apps jornalísticos: características e tendências
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29299Palavras-chave:
Arquitetura da notícia, Jornalismo móvel, Aplicativos jornalísticosResumo
Com o conceito de mobilidade, possível pelos dispositivos, a conexão à Internet banda larga e a popularização do aparato tecnológico, a sociedade demanda novas qualidades a narrativa jornalística. A partir de um ecossistema que envolve o conteúdo jornalístico, os smartphones (hardware) e os aplicativos jornalísticos (software), questionou-se quais as características da arquitetura da notícia para dispositivos móveis em aplicativos jornalísticos de empresas de comunicação brasileiras e portuguesas, considerando os atributos e as potencialidades do suporte? O estudo apresenta uma análise feita a partir da observação de conteúdo jornalístico, publicado em aplicativos de notícias brasileiros e portugueses, traça perspectivas, discute as estruturas narrativas adotadas e apresenta as configurações das arquiteturas das notícias veiculadas pelo suporte, indicando tendências.
Downloads
Referências
BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo das redes digitais. In: CANAVILHAS, João (Org). Notícias e Mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: LabCom, 2013.
BARDOEL, Jo; DEUZE, Mark. Network Journalism: Converging competences of old and new media professionals. In: Australian Journalism Review 23 (2), 2001, p. 91 - 103. Disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.474.8231&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 04 mar. 2015.
BRADSHAW, Paul. Instantaneidade: Efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção e distribuição. In: CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.
CANAVILHAS, João M. Webjornalismo: considerações gerais sobre jornalismo na web. 2001. Disponível em www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=602. Acesso em: 10 jan. 2015.
______. Webnotícia: Propuesta de Modelo Periodístico para la www. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2007.
______. Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas. In: CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.
CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. Jornalismo em transição: do papel para o tablete... ao final da tarde. In: FIDALGO, Antonio; CANAVILHAS, João. (Orgs). Comunicação Digital: 10 anos de investigação. Coimbra: Edições Minerva, 2013.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol. 1. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
GLEICK, James. Acelerado: A velocidade da vida moderna, desafio de lidar com o tempo. Tradução: Cristina de A. Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
JENKINS, Henry. A cultura da convergência. Tradução Susana Alexandria. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, André. Arte e mídia locativa no Brasil. In: LEMOS, André; JOSGRILBERG, Fábio (Orgs). Comunicação e Mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: Edufba, 2009a.
LORENZ, Mirko. Personalização: Análise aos 6 graus. In: CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.
LUNA, Diógenes D’Arce C. de.; FANTE, Alexandra. O fato jornalístico narrado por meio de notificações: um olhar sobre a aplicação dos critérios de noticiabilidade na produção das pushed news. In: CANAVILHAS, João. RODRIGUES, Catarina (orgs). Jornalismo Móvel: Linguagem, géneros e modelos de negócio. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2017.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 3 ed. São Paulo: Cultrix, 1964.
MIELNICZUK, Luciana. O celular afronta o jornalismo. In: BARBOSA, Suzana; MIELNICZUK, Luciana (Orgs). Jornalismo e Tecnologias móveis. Covilhã: UBI, LabCom, Livros Labcom, 2013.
______. Características e implicações do jornalismo na Web. 2001. Disponível em http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf. Acesso em 14 mar. 2016.
PALACIOS, Marcos. Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo online: o lugar da memória. In: MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos (orgs). Modelos do jornalismo digital. Salvador: Calandra, 2003.
______. Memória: Jornalismo, memória e história na era digital. In: CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.
PALACIOS, Marcos S.; CUNHA, Rodrigo E.S.; A tactilidade em dispositivos móveis: primeiras reflexões e ensaio de tipologias. Revista Contemporanea - comunicação e cultura - v. 10 – n. 3 – set - dez 2012 – p. 668-685.
PAVLIK, John V. Journalism and new media. 2001. Disponível em http://icank-ihsan.weebly.com/uploads/1/8/7/4/18748648/journalism_and_new_media.pdf. Acesso em: 03 mar. 2015.
______. Ubiquidade: o 7 princípio do jornalismo na era digital. In: CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.
PELLANDA, Eduardo C. Comunicação móvel no contexto brasileiro. In: LEMOS, André; JOSGRILBERG, Fábio (orgs). Comunicação e Mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: Edufba, 2009.
RODRÍGUES, Alba S.; GARCÍA, Xosé L.; BRAN, Carlos T. Los desafios del periodismo móvil em los cibermedios portugueses y españoles. In: CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2015.
ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.
SALAVERRÍA, Ramón. Multimedialidade: Informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.