Performances e memória em expressões televisivas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.26917Palavras-chave:
Performance, Memória, TelevisãoResumo
Este artigo propõe compreender como operam aspectos constitutivos das performances e da memória em produções televisivas constituídas na interface com a música popular. A partir dos performance studies e com ênfase analítica na relação texto-contexto, discutimos como se entrelaçam questões referentes ao discurso informativo e à fabulação como um padrão atual de construção narrativa. Esses padrões contribuem para a produção de uma estabilidade contextual provisória dos produtos e, nesse sentido, contribuem também para a construção e perpetuação da memória.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Rafael José. O corpo audiovisual do cantor popular: Performances e gestos de Tom Zé no programa Ensaio. Revista Brasileira de Estudos da Canção, Natal, n. 4. 2013. Disponível em: http://www.rbec.ect.ufrn.br/index.php/RBEC_N4_A13. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Tom Zé em Ensaio: Performances, canções, televisão. Belo Horizonte: PPGCOM - UFMG, 2016.
BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: PICADO, B; MENDONÇA, C; CARDOSO FILHO, J. (org.). Experiência Estética e Performance. Salvador: EDUFBA, 2014.
CARDOSO FILHO, Jorge; AZEVEDO, Dilvan. Da sedução do argumento: dimensões (est)éticas da crítica midiática. In: DALMONTE, E. (org.). Teoria e Prática da Crítica Midiática. Salvador: EDUFBA, 2013.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
ENSAIO. Página do programa no site da TV Cultura, 2016. Disponível em: http://tvcultura.com.br/programas/ensaio. Acesso em: 15 jan. 2017.
Elis Regina: MPB Especial - 1973. FARO, Fernando. 2004. 1 DVD (99 min.).
FARO, Fernando. Baixo: Homenagem ao maior produtor da MPB na televisão. São Paulo: Cultura - Fundação Padre Anchieta, 2007.
FRITH, Simon. Performing Rites: on the value of popular music. Cambridge Massachusset: Harvard University Press, 1998.
GALARD, Jean. A beleza dos gestos: uma estética das condutas. São Paulo: Edusp. 2008.
GROSSBERG, Lawrence. WeGottaGet Out ofthisPlace: Popular Conservatism and Post modern Culture. New York, London: Routledge, 1992.
GUTMANN, Juliana Freire. Estratégias de endereçamento da primeira versão do Jornal da MTV. In: GOMES, Itania Maria Mota (org.). Gêneros televisivos e modos de endereçamento no telejornalismo. Salvador: EDUFBA, 2011.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro-passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto (PUC-Rio), 2006.
LEAL, Bruno Souza; ANTUNES, Elton. O testemunho midiático como figura de historicidade: implicações teórico-metodológicas. Chasqui - Revista Latinoamericana de Comunicación. v. 1, n. 129, ago./nov., 2015.
LEAL, Bruno Souza; AZEVEDO, Rafael José. O som do Ensaio. Revista Logos: Mediações Sonoras. ed. 35, v. 12, n. 2, 2011.
SAPHIRA, Bruno. Na vertigem do cinema documentário: mise-en-scène, performance e acaso como meios de convivência da ficcionalidade no documentário brasileiro contemporâneo. 2016. 188f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação, UFBA. Salvador, 2016.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduccion. 2 ed. New York & London: Routledge, 2006.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: Das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013.
SHUKER, Roy. Vocabulário de Música Pop. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Hedra, 1999.
VILARINO, Ramon Casas. A MPB em movimento: Música, festivais e censura. São Paulo: Olhos d’Água, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.