Fama e afetação: as passagens de Sarah Bernhardt pelo Rio de Janeiro (1886-1905)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.26222Palavras-chave:
Cultura brasileira, Teatro, CelebridadeResumo
Neste artigo, analisamos as três turnês da atriz francesa Sarah Bernhardt no Rio de Janeiro, ocorridas em 1886, 1893 e 1905. O objetivo é investigar como a presença da atriz, intensamente noticiada, motivou a reflexão sobre os modos de sociabilidade no Brasil daquele período. Tema pouco estudado, as visitas de Sarah ao Brasil foram registradas por jornais que exploravam a percepção do carioca sobre sua cidade, o papel da mulher na urbanização e o valor do lazer. A presença da atriz motivou também a divulgação de anúncios de liquidações em lojas, produtos para cabelo, artigos de vestuário, entre outros. Examinamos cerca de 30 textos de periódicos publicados no Rio de Janeiro, entre 1886 e 1905, disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Os resultados indicam que os registros das turnês de Sarah Bernhardt extrapolaram o universo da crítica teatral, estimulando, na passagem do século XIX para o XX, o debate em torno do comportamento dos brasileiros, das diferenças de gênero e das práticas de consumo no Brasil.Downloads
Referências
ALVES, Evanio. Sarah Bernhardt: gloire et tragédie à Rio de Janeiro. Brasil.Fr: Le Portail du Brésil en France, Paris, 11 jan. 2013. Disponível em: http://www.brasil.fr/actualites-bresil/230/sarah_bernhardt_,_gloire_et_tragedie_a_rio_de_janeiro_par_evanio_alves_.php. Acesso em: 23 jan. 2016.
ARAÚJO, Mariana. Maria Fernanda Cândido entra em Lado a lado. Uol Blog Social, São Paulo, 14 out. 2012. Disponível em: http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2012/10/14/maria-fernanda-candido-entra-em-lado-a-lado. Acesso em: 22 jan. 2016.
AZEVEDO, Artur. De Palanque. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, n. 343, 17 maio 1886a, p. 1.
______. De Palanque. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, n. 353, 27 maio 1886b, p. 1.
______. O Teatro. A notícia, Rio de Janeiro, n. 204, 24-25 ago. 1905a, p. 3.
______. O Teatro. A notícia, Rio de Janeiro, n. 252, 19-20 out. 1905b, p. 3.
BALAS de estalo. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, n. 148, 28 mai. 1886, p. 2.
BERNHARDT, Sarah. Ma double vie: mémoires de Sarah Bernhardt. Paris: Librairie Charpentier et Fasquelle, 1907.
BRAUDY, Leo. The frenzy of renown. Fame and its history. Nova York: Vintage Books, 1997.
CALEIDOSCÓPIO. O Fluminense, Rio de Janeiro, n. 1251, 30 mai. 1886, p. 1.
CHARNACE. Crônica de teatro. Cidade do Rio, Rio de Janeiro, n. 181, 6 jul. 1893, p. 1.
COBRIN, Pamela. She’s old enough to be a beautiful young boy: Sarah Bernhardt, breeches roles and the poetics of aging. Women & Performance: a journal of feminist theory, v. 22, n. 1, p. 47-66, 2012.
CRÔNICA de hoje. Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, n. 120, 27 maio 1886, p. 2.
DABHOIWALA, Faramerz. As origens do sexo: uma história da primeira revolução sexual. São Paulo: Globo, 2013.
DIVERSÕES. O Paiz, Rio de Janeiro, n. 164, 15 jun. 1886, p. 2.
FANTASIO. Crônica. Cidade do Rio, Rio de Janeiro, n. 175, 30 jun. 1893, p. 1.
FARIA, João Roberto. Ideias Teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2001.
FÉDORA. O Programmador, Rio de Janeiro, n. 657, 29 maio 1886, p. 3.
FREYRE, Gilberto. Ordem e Progresso. São Paulo: Global, 2004.
______. Sobrados e mucambos. Decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Global, 2012.
GOLD, Arthur; FIZDALE, Robert. A divina Sarah: a vida de Sarah Bernhardt. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GOTTLIEB, Robert. Sarah: the life of Sarah Bernhardt. Jewish Lives. New Haven; London: Yale University Press, 2010.
HAHNER, June. Mulheres da elite: honra e distinção das famílias. In: PINSKY, Carla; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.
LIPOVETSKY, Gilles. La troisième femme: permanence et révolution du féminin. Paris: Gallimard, 1997.
MAISON Moderne. O Programmador, Rio de Janeiro, n. 660, 1 jun. 1886, p. 3.
NABUCO, Joaquim. Sarah Bernhardt. O Paiz, Rio de Janeiro, n. 145, 27 maio 1886, p. 1.
NEVES, Larissa; LEVIN, Orna. O Theatro: crônicas de Arthur Azevedo (1894-1908). Campinas: Unicamp, 2009.
O DIA. Cidade do Rio, Rio de Janeiro, n. 167, 22 jun. 1893, p. 1.
O GRANDE conflito. Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, n. 142, 23 jun. 1886, p. 2.
PASCHOAL. O Tempo, Rio de Janeiro, n. 739, 18 jun. 1893, p. 1.
ROCHA, Everardo. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 2010.
SARAH Bernhardt. Diário de Notícia, Rio de Janeiro, n. 355, 29 maio 1886a, p. 1.
______. Diário de Notícia, Rio de Janeiro, n. 355, 29 maio 1886b, p. 1.
______. Diário de Notícia, Rio de Janeiro, n. 356, 30 maio 1886c, p. 1.
______. Diário de Notícia, Rio de Janeiro, n. 357, 31 maio 1886d, p. 1.
______. Diário de Notícia, Rio de Janeiro, n. 363, 6. jun. 1886e, p. 7.
______. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, n. 147, 27 maio 1886f, p. 1.
______. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, n. 287, 14 out. 1905, p. 1.
______. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 171, 20 jun. 1893a, p. 2.
______. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 219, 7 ago. 1893b, p. 1.
SARAHIANA. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, n. 150, 30 mai. 1886, p. 1.
SINGAPURA, Rufiufio. Notas. A notícia, Rio de Janeiro, n. 236, 30 set./1o out..1905, p. 3.
SOARES, Jô. O Xangô de Baker Street. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
TEATROS e salões. O Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 189, 17 ago. 1886, p. 2.
TEATROS e... Sarah Bernhardt. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, n. 264, 21 set. 1905, p. 2.
VIGARELLO, George. Histoire de la beauté. Le corps et l’art d’embellir de la Renaissance à nos jours. Paris: Éditions de Seuil, 2004.
ZIG-ZAG. Sarahiana. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, n. 158, 7 jun. 1886, p. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.