A construção de um leitor democrático de massas. Borges no jornal Crítica de Buenos Aires e na Historia Universal de la Infamia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.s.25141Palavras-chave:
Jornalismo, Democracia, Jorge Luis BorgesResumo
O objeto deste trabalho é analisar a “Historia Universal de la Infamia” (HUI) e, particularmente, uma das histórias mais sobressalientes da série “El provedor de iniquidades Monk Eastman”, sob o contexto definido pelas formas de produção de um jornal tabloide como Crítica, em Buenos Aires. Para isso, tentamos tornar-nos “tenebrosos cisnes”, usando a imagem proposta por Borges no prólogo da sua edição de 1935, da HUI, para definir os seus leitores ideais. Nosso objetivo final neste trabalho é revelar alguns mecanismos ainda não explorados no estudo destes textos fundacionais, mecanismos que nos ajudem para compreender o posicionamento de Borges diante à imprensa diária na Argentina da década de 1930.
Downloads
Referências
ALAZRAKI, Jaime. Oxymoronic Structure in Borges’ Essays. Books Abroad, p. 421-427, 1971.
Alonso, Amado. Borges narrador. Sur, p.105-115, 1935.
BALDERSTON, Daniel. Out of Context: Historical Reference and the Representation of Reality in Borges. Duke University Press, 1993.
______. Borges and the Gangs of New York. Variaciones Borges, v. 16, p. 27-33, 2003.
BORGES, Jorge Luis. Ensayo Autobiogáfico. La Opinión, 1974.
______. Collected Fictions. Penguin Press, New York , 1999.
______. Obras Completas. Tomo 1, Buenos Aires, EMECE, 1999.
BOTANA, Natalio et.al. El Marco Histórico Institucional: Leyes Electorales, Alternancia y Competencia entre Partidos. La Argentina electoral, Buenos Aires, 1985.
BURGIN, Richard. Conversations with Jorge Luis Borges. New York, Avon Books, 1970.
CALVI, Pablo. The Parrot and the Cannon. Journalism, Literature and Politics in the Formation of Latin American Identities, Columbia University, Academic Commons, 2011. Disponível em:
http://academiccommons.columbia.edu/catalog/ac%3A174251
EUJANIÁN, Alejandro. Historia de Revistas Argentinas 1900-1950. La Conquista del Público. Buenos Aires: Asociación Argentina de Editores de Revistas, 1999.
GALLO, E.; BOTANA, Natalio. De la república posible a la república verdadera, Buenos Aires, Emecé, 2007.
GREEN, Raquel Atena. Borges y Revista Multicolor de los Sábados. Confabulados en una escritura de la infamia. Peter Lang, New York, 2010.
LEWIS, Annick. Instrucciones para buscar a Borges en la Revista Multicolor, Variaciones Borges, p. 246-264, 1998.
MARTÍ, José. Crónicas, elaleph.com. 2000. Disponível em: http://www.biblioises.com.ar/Contenido/800/863/Jose%20Marti%20-%20Cronicas.pdf
MOLLOY, Sylvia. Signs of Borges. Duke University Press, 1994.
_____. Las letras de Borges y otros ensayos. Beatriz Viterbo Editora, 2000.
RIVERA, Jorge B. Los juegos de un tímido: Borges en el suplemento de Crítica. In: Medios de comunicación y cultura popular. Buenos Aires, Legas, 1985 [1976].
SAÍTTA, Sylvia. Regueros de tinta. El diario Crítica en la década de 1920. Buenos Aires: Sudamericana, 1998.
______. De este lado de la verja: Jorge Luis Borges y los usos del periodismo moderno. Variaciones Borges, p. 74-83, 2000.
TORRES, Jose Luis. La Década Infame. Patria, Buenos Aires, 1945.
TUCHER, Andie. Froth and Scum. Truth. Beauty. Goodness. And the Ax Murder in America’s First Mass Medium. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 1994.
VASQUEZ, Marlene. Martí y América. Permanencia del Diálogo, abrapalabra n.36, Santa Clara, 2004. Disponível em: http://biblio3.url.edu.gt/Libros/2011/marti_amer.pdf
WELLS, Sarah Ann. Late Modernism, Pulp History: Jorge Luis Borges’ A Universal History of Infamy (1935). MODERNISM / modernity, v. 18, n. 2, p. 425-441, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.