"Não fale com estranhos": solidariedade e comunicação entre identidade e alteridade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.24930Palavras-chave:
Comunidade, alteridade, políticaResumo
Este trabalho delineia alguns aspectos da noção de “comunidade”, a partir de uma perspectiva que entrecruza comunicação, moral, política e alteridade. Na medida em que as formas comunicacionais parecem estar diretamente ligadas com a dinâmica das sociabilidades, o trabalho avalia criticamente o argumento de que os vínculos comunitários são estabelecidos a partir de uma dicotomia entre as possibilidades de comunicação dos que estão “dentro” e o silenciamento dos que estão “fora”. Argumentamos que a superação dessa divisão pode ser obtida no
estabelecimento de relações comunicacionais menos assimétricas, pautadas na solidariedade e na amizade.
Downloads
Referências
ABELLÁN, G.; MAYUGO, C. La dimensión comunitaria de la educación en comunicación. Comunicar, v. XVI, n. 31, p. 129-136, 2008.
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BRAGA, José Luiz. Nem rara, nem ausente – tentativa. Matrizes. v. 4, n. 1, p. 65-81, dez. 2010.
BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 2009.
______. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 2012.
ESPOSITO, Roberto. Communitas. Buenos Aires: Amorrortu, 2007.
FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. A epistemologia de uma comunicação indecisa. In: XXII Compós, 2013, Salvador. Anais do XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Salvador: UFBA, p. 1-17, 2013.
FRANÇA, Vera. Sujeitos da comunicação, sujeitos em comunicação. In: GUIMARÃES, C.; FRANÇA, V. R. V. Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
HOLOHAN, S. What is a Cohesive Community Anyway?: The Role of Mainstream Media in Narratives of (Dis)Integration. Middle East Journal of Culture and Communication, v. 7, n. 1, p. 27-45, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.1163/18739865-00701009
HONNETH, Axel. Integrity and disrespect: principles of a conception of morality based on a theory of recognition. In: WHIGHT, C.W. (org.). The fragmented world of social – essays in social and political philosophy. New York: State University of New York Press, p. 247-260, 1995.
KOSKINEN, C. A. L.; LINDSTRÖM, U. A. Listening to the Otherness of the Other: Envisioning Listening Based on a Hermeneutical Reading of Lévinas. The International Journal of Listening, v. 27, n. 3, p. 146-156, set. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.1080/10904018.2013.813259.
LAGERKVIST, A. A Quest for Communitas Rethinking Mediated Memory Existentially. Nordicom Review, v. 35, special issue, p. 205-218, 2014.
LASH, Scott. A reflexividade e seus duplos: estrutura, estética, comunidade. In: BECK, Ulrich.; GIDDENS, Anthony.; LASH, Scott. Modernização Reflexiva. São Paulo: UNESP, 1995.
LIMA, Venício. Mídia e Política. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.
______. Repensando as teorias da comunicação. In: MELO, J. M. Teoria e pesquisa em comunicação. São Paulo: Intercom/Cortez, 1983.
MACEDO, M. E.; GONÇALVES, L. M. A. Notas sobre os conceitos de comunidade, comunicação comunitária e dialogai. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 39-53, jun. 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i1p39-49.
MAHRT, M. Conversations about local media and their role in community integration. Communications, v. 33, n. 2, p. 233-246, jan. 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.1515/COMMUN.2008.013.
MARCONDES FILHO, Ciro. A Comunicação no sentido estrito e o Metáporo. In: XXII Compós, 2012, Juiz de Fora. Anais do XXI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Juiz de Fora: UFJF, p. 1-17, jun. 2012.
MARQUES, A. C. S.; MARTINO, L. M. S. A comunicação, o comum e a alteridade: para uma epistemologia da experiência estética. Logos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 31-44, 2015.
MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. C. S. Aproximações e ambivalências epistemológicas da pesquisa que se constitui entre a comunicação e o comunicar. Lumina, Juiz de Fora, v. 8, n. 1, p. 1-19, 2014.
MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio: UFRJ, 1995.
McLEOD, J. M.; SCHEUFELE, D. A.; MOY, P. Community, Communication, and Participation: the role of mass media and interpersonal discussion in local political participation. Political Communication, v. 16, n. 3, p. 315-336, 1999.
DOI: http://dx.doi.org/10.1080/105846099198659.
MIANI, R. A. Os pressupostos teóricos da comunicação comunitária e sua condição de alternativa política ao monopólio midiático. Intexto, Porto Alegre, v. 2, n. 25, p. 221-233, dez. 2011.
MORIN, Edgar. Complexidade e ética da solidariedade. In: CASTRO, G. (org.). Ensaio de complexidade. Porto Alegre: Sulina, p.15-24, 1997.
ORTEGA, Francisco. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
OUELLET, Pierre. (org.). Politique de la parole. Singularité et communauté. Montréal: Trait d’union, collection “Le soi et l’autre”, p. 7-20, 2002.
PAIVA, Raquel. O espírito comum. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
PARRET, Herman. A estética da Comunicação: além da pragmática. São Paulo: Ed. UNICAMP, 1997.
PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da Diferença. São Paulo: Ed. 34, 1999.
QUÉRÉ, Louis. L’espace public comme forme et comme événement. In: JOSEPH, Isaac (org.). Prendre Place: espace public et culture dramatique. Pontigny-Cerisy: Éditions Recherches, p. 93-110, 1995.
RANCIÈRE, Jacques. Aux bords du politique. Paris: Gallimard, 2004.
______. La Mésentente– politique et philosophie. Paris: Galilée, 1995.
______. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SELF, C. C. Hegel, Habermas, and Community: The Public in the New Media Era. International Journal of Strategic Communication, v. 4, n. 2, p. 78–92, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.1080/15531181003704651.
SILVA, Rodrigo. Apresentação (elegia do comum). In: SILVA, Rodrigo; NAZARÉ, Leonor (org.). A república por vir. Arte, Política e Pensamento para o século XXI. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 11-37, 2011.
TASSIN, Etienne. Espace commun ou espace public? L’antagonisme de la communauté et de la publicité, Hermès, n. 10, p. 23-37, 1992.
WILLIAMS, Raymond. Keywords. Londres: Fontana, 2001.
WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2011.
YAMAMOTO, Eduardo. O conceito de comunidade na Comunicação. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 2, n. 21, p. 34-46, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.