A TV de Silvio Santos – estratégias mercadológicas na grade de programação do SBT: um enfoque quantitativo

Autores

  • Cláudia Pereira Galhardi Escola Nacional de Saúde Pública -Fundação Oswaldo Cruz
  • Félix Ortega Mohedano Universidade de Salamanca
  • Juan José Igartua Universidade de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23379

Palavras-chave:

Sistema Brasileiro de Televisão, Análise de Conteúdo, Método quantitativo

Resumo

No Brasil, os concessionários de TV, teoricamente, mantêm um compromisso com o Governo Federal para que operem o espectro eletromagnético como um bem público, com ênfase em princípios educativos, artísticos, culturais e informativos. Em face destas constatações, o presente artigo visa a revelar o atual cenário de oferta de programas da emissora SBT em São Paulo, no estado do Rio Grande do Sul e na TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. Para tanto, realizou-se uma investigação empírica quantitativa a partir da análise de conteúdo da programação exibida durante o ano de 2012. Os resultados demonstram uma programação marcada por uma ideologia empresarial, o não cumprimento do marco legal vigente, nula produção de conteúdos educativos e culturais e massiva oferta de importação estrangeira.

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Biografia do Autor

Cláudia Pereira Galhardi, Escola Nacional de Saúde Pública -Fundação Oswaldo Cruz

Doutorado em Comunicação Audiovisual, Revolución Tecnologica y Cambio Cultural pelo Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca - USAL.Pós- doutorado na Fundação Oswaldo Cruz : Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-ENSP-FIOCRUZ-RJ 

Félix Ortega Mohedano, Universidade de Salamanca

Doutor em Comunicação Audiovisual, Cultura é educação (Universidad de Salamanca, 2006) Professor da Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Salamanca- USAL. Secretário General del Instituto Universitario de Investigación en Ciencias de la Educación de la Universidad de Salamanca. É membro de associações internacionais e nacionais em Comunicação e Indústrias Culturais: ECREA, ICA, AE-IC y ULEPICC .

Juan José Igartua, Universidade de Salamanca

Doutor em Psicologia (Universidad del País Vasco, 1996) e Catedráticode Universidad del área de Comunicación Audiovisual y Publicidad la Universidad de Salamanca (Dpto. de Sociología y Comunicación)

Diretor do Observatorio de los Contenidos Audiovisuales (OCA): http://www.ocausal.es

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Galhardi, C. P., Mohedano, F. O., & Igartua, J. J. (2017). A TV de Silvio Santos – estratégias mercadológicas na grade de programação do SBT: um enfoque quantitativo. Revista FAMECOS, 24(1), ID23379. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23379

Edição

Seção

Televisão