Praças polifônicas: o som e a música popular como tecnologias de comunicação no espaço urbano
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.21533Palavras-chave:
Espaço urbano, Paisagem sonora, Tecnologias da comunicaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo compreender como, através do uso de som e da música popular os habitantes da cidade delineam diferentes práticas para partilhar, disputar e dividir o espaço em duas praças de Belo Horizonte (MG-BR). Para tanto, manipulam sons e seus parâmetros, tais como intensidade, freqüência e espacialidade, e mobilizam diferentes repertórios musicais. Tomando a paisagem sonora como uma técnica metodológica que nos permite acessar o som e a prática musical localizada no espaço em sua materialidade, analisamos textos, imagens e sons que registramos para demonstrar como as pessoas dão forma a fronteiras e ambiências sonoras - móveis e transitórias, mas recorrentes - “discotecando” a sonoridade do lugar através de tais tecnologias da comunicação.
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