TUMBLR: Homogeneidade e heterogeneidade - produção e reprodução de despesa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.21071Palavras-chave:
Cibercultura, Redes Sociais, PornografiaResumo
Este trabalho objetiva compreender os processos de produção e reprodução de conteúdo na rede social Tumblr sob o prisma da teoria batailleana da despesa e dos aspectos de homogeneidade e heterogeneidade na formação de sociedades pós-totalitárias. O foco principal é a análise de blogs em diversas categorias, desde produção amadorística de conteúdo até a reprodução de conteúdos da cultura mídia, mas centrados nas ideias transgressoras de apropriação de conteúdos pornográficos e/ou eróticos.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
_____. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
_____. Sobre a revolução. Lisboa, Portugal: Relógio D'água, 2001.
BATAILLE, Georges. The Bataille Reader. New York, USA: Wiley-Blackwell, 1997.
_____. The Psichological Structure of Fascism. In: New German Critique, N.16, Winter de 1979, p.64-87.
BOYD, D., GOLDER, S. e LOTAN, G. Tweet, Tweet, Retweet: conversational aspectis of retweeting on Twitter. In: HICSS-43. Kauai, HI: IEEEE Press, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em Retrospectiva. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. In: MOOSBURGER, Laura de Borba. “A origem da obra de arte” de Martin Heidegger – Tradução, Comentário e Notas. Dissertação de Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2007.
KEEN, Andrew. The Cult of the Amateur: How Blogs, MySpace, YouTube, and the rest of today’s user-generated media are destroying our economy, our culture, and our values. Doubleday, 2008.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ROSENTHAL, Gabriele. Biographical Research. In: Qualitative Research Pratice, London: SAGE, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.