Do microensino à vídeo-aula na era digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.2.21045Palavras-chave:
Vídeo-aulas, Estúdio de Ensino, Habilidades técnicas de EnsinoResumo
Este artigo tem como objetivo contribuir para a capacitação dos professores que gravam videoaulas através da utilização de habilidades técnicas de ensino num estúdio de ensino. Para isto, resgata, historicamente, o micro-teaching no Brasil, sugere habilidades técnicas de ensino para videoaulas e transpõe a tecnologia de um estúdio de TV para um estúdio de ensino. São apresentadas, também, sugestões de como o professor enriquece a sua aula, com a utilização de uma mesa do professor, contendo os recursos informatizados de que ele vai utilizar na sua videoaula. São sugeridas habilidades que enriqueçam as telealunas, vídeo-aulas e web-aulas, apresentadas e gravadas num estúdio de ensino.
Downloads
Referências
ALLEN, D. W.; WAI-PING, W. Micro-teaching. Beijing: HsinHuaPublishers, 1996. Disponível em: htpp:///www.in.edu.tcl/learning_matters/01-99-30%. Acesso em: 11 mar. 2008.
BAPTISTA, M., QUARESMA, M., MATA-PEREIRA, J.,& PONTE, J. P. Os estudos de aula como contexto de desenvolvimento profissional. In: Seminário “Práticas profissionais: Desafios para a Formação de Professores de Matemática”. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
CARRAVETTA, Luiza Maria Cezar. Construindo o Telejornal. Porto Alegre: Armazém Digital, 2009.
CARRAVETTA, Luiza Maria Cezar e COELHO, Marta de Moraes. O Vídeo Educativo, Uma Ferramenta para o professor. Porto Alegre: Algo Mais, 2010.
CUSTÓDIO, José de Arimathéia Cordeiro. Diálogo e Interação, v. 3, 2010. Disponível em: http//www.faccrei.edu.br/dialogoeinteracao
DONÁ HILA, Cláudia Valéria. Acta Scientiarumand Social Sciences. v. 31, n. 1, 2009.
Félix, T. Pesquisando a melhoria de aulas de Matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (lessonstudy). Tese (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, p. 33-41, 2010.
MORAN, José Manuel. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, set./dez. 2009, p.286-290.
SANT’ANNA, Flávia Maria. Microensino e Habilidades Técnicas do Professor. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.