Do microensino à vídeo-aula na era digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.2.21045Palavras-chave:
Vídeo-aulas, Estúdio de Ensino, Habilidades técnicas de EnsinoResumo
Este artigo tem como objetivo contribuir para a capacitação dos professores que gravam videoaulas através da utilização de habilidades técnicas de ensino num estúdio de ensino. Para isto, resgata, historicamente, o micro-teaching no Brasil, sugere habilidades técnicas de ensino para videoaulas e transpõe a tecnologia de um estúdio de TV para um estúdio de ensino. São apresentadas, também, sugestões de como o professor enriquece a sua aula, com a utilização de uma mesa do professor, contendo os recursos informatizados de que ele vai utilizar na sua videoaula. São sugeridas habilidades que enriqueçam as telealunas, vídeo-aulas e web-aulas, apresentadas e gravadas num estúdio de ensino.
Downloads
Referências
ALLEN, D. W.; WAI-PING, W. Micro-teaching. Beijing: HsinHuaPublishers, 1996. Disponível em: htpp:///www.in.edu.tcl/learning_matters/01-99-30%. Acesso em: 11 mar. 2008.
BAPTISTA, M., QUARESMA, M., MATA-PEREIRA, J.,& PONTE, J. P. Os estudos de aula como contexto de desenvolvimento profissional. In: Seminário “Práticas profissionais: Desafios para a Formação de Professores de Matemática”. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
CARRAVETTA, Luiza Maria Cezar. Construindo o Telejornal. Porto Alegre: Armazém Digital, 2009.
CARRAVETTA, Luiza Maria Cezar e COELHO, Marta de Moraes. O Vídeo Educativo, Uma Ferramenta para o professor. Porto Alegre: Algo Mais, 2010.
CUSTÓDIO, José de Arimathéia Cordeiro. Diálogo e Interação, v. 3, 2010. Disponível em: http//www.faccrei.edu.br/dialogoeinteracao
DONÁ HILA, Cláudia Valéria. Acta Scientiarumand Social Sciences. v. 31, n. 1, 2009.
Félix, T. Pesquisando a melhoria de aulas de Matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (lessonstudy). Tese (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, p. 33-41, 2010.
MORAN, José Manuel. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, set./dez. 2009, p.286-290.
SANT’ANNA, Flávia Maria. Microensino e Habilidades Técnicas do Professor. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.