Exposição da Audiência aos Meios: avanços da abordagem de Usos e Gratificações
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.20832Palavras-chave:
Usos e Gratificações, esquema de multiteoria, marcos teóricosResumo
A abordagem de Usos e Gratificações possui uma tradição influente na pesquisa da audiência tratando dos aspectos que levam o receptor a selecionar e a se expor aos diferentes meios e conteúdos da comunicação. O pressuposto básico da sua proposição é que, através das experiências e reflexões da audiência sobre os conteúdos das mídias, ela relaciona quais materiais lhes são gratificantes ou úteis. Por certo, o modelo de U&G se expandiu de tal forma que não mais falamos em uma teoria de U&G, mas sim, em um esquema de multiteorias. O presente artigo demarca o “estado da arte” deste importante referencial, apontando suas formulações principais evidenciadas pelo uso do método da revisão de literatura bem como dos resultados de uma investigação bibliométrica.
Downloads
Referências
BLUMER, Jay e ELIHU, Katz. The uses of mass communications: Current perspectives on gratifications research. Beverly Hills: Sage Publications, p. 19-32 e 167-196, 1974.
BLUMER Jay G.. The Role of Theory in Uses and Gratifications Studies. Communication Research. London: Sage Publications, 1979. Disponível em: <http://crx.sagepub.com/cgi/content/abstract/6/1/9>. Acesso em: jan.2014.
BLUMER, Jay. The Social Character of Media Gratifications. In: ROSEGREN, Erik, WENNER, Lawrence e PALMGREEN, Philip. (Eds). Media Gratifications Research. Beverly Hills: Sage publications, p. 41-59, 1985.
BOOK, C. L. e GRADY, D. A. Consumer Adoption of New Radio Distribution Systems. NAB GRANT REPORT. 2005. Disponível em: <http://www.elon.edu/academics/communications/connections/2005/aug_05/satelliteradio.pdf.>. Acesso em abr.2014.
COHEN, J. B., FISHBEIN, M. e AHTOLA, O. T. The Nature and Uses of Expectancy-Value Models in Consumer Attitude Research. Journal of Marketing Research, V.9, p. 456-460, 1972.
FERGUSON Douglas A., PERSE Elizabeth M. The World Wide Web as a Functional Alternative to Television. Journal of Broadcasting & Electronic Media, V. 44 n.2, spring. p.155- 174, 2000. Broadcast Education Association: Gale Group Broadcast Databases. Disponível em <http://www.infotrac.galegroup.com>. Acesso em ago.2014.
FERREIRA, Raquel Marques Carriço. A Experiência da Audiência das Telenovelas em Portugal. Tese de doutorado defendida na Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 31 Janeiro 2011.
FINN, S. and M.B. GORR,. Social isolation and social support as correlates of television viewing motivations. Communication Research 1.5, 135 - 158, 1988.
LEVY, Mark e WINDAHL Sven. The Concept of Audience Activity. In: ROSEGREN, Erik, WENNER, Lawrence e PALMGREEN, Philip. (Eds.). Media Gratifications Research. Beverly Hills: Sage publications, p. 11-37, 1985.
LIN, C. A.. Looking back: The contribution of Blumer and Katz's Uses of Mass Communication to communication research. In: Journal of Broadcasting & Electronic Media. Beverly Hills: Sage Publications, p. 574-581, 1996.
MCQUAIL, Denis e WINDAL, Sven. Communication Models for the study of Mass Communication. 2ed. New York: Longman, 1993.
MCQUAIL, Denis. With the Benefit of Hindsight: reflections on Uses and Gratifications research. In: DINCKINSON, Roger; HARINDRANATH, Ramaswami e LINNÉ, Olga. Approches to Audiences: a Reader. London: Arnold publishers, p. 151-165, 1998.
MCQUAIL, Denis. Teoria da Comunicação de Massas. Tradução de Carlos de Jesus. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
PALMGREEN, Philip e RAYBURN, J.D. An Expectancy-Value Approach to Media Gratifications. In: ROSEGREN, Erik; WENNER, Lawrence e PALMGREEN, Philip. (Eds.). Media Gratifications Research. Beverly Hills: Sage publications, p. 61-72, 1985.
PALMGREEN, Philip, WENNER, Lawrence, ROSENGREN, E. Uses Gratifications Research: The Past ten years. In: ROSEGREN, Erik; WENNER, Lawrence e
PALMGREEN, Philip. (Eds.). Media Gratifications Research. Beverly Hills: Sage Publications, p. 11-37, 1985.
PAPACHARISSI, Zizi e MENDELSON, Andrew L. An exploratory study of reality appeal: uses and gratifications of reality TV shows. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v51 (2), p. 355- 370, Jun. 2007. Broadcast Education Association: Gale Group Broadcast Databases. Disponível em: <http://www.infotrac.galegroup.com>. Acesso em: ago 2014.
PERSE, Elizabeth M. Audience Selectivity and Involvement in the Newer Media Environment. Communication Research, London: Sage Publications V. 17, n. 5, p. 675-697, 1990.
RUÓTOLO, A. C. F. Audiência e recepção: perspectivas. Comunicação e Sociedade. São Bernardo do Campo: UMESP, n.º 30, p.159-170, 1998.
RUBIN, A. M., e RUBIN, R. B.. Contextual age and television use. Human Communication Research, 8, p. 228-244, 1982.
RUBIN, A. M.. Television Uses and Gratifications: The interactions of viewing patterns and motivations. Journal of Broadcasting. 27, p. 37–51, 1983.
RUBIN, A. M.. Ritualized and Instrumental Television Viewing. Journal of Communication, 34:3, p. 67-77, 1984.
RUBIN, Alan e PERSE, Elizabeth. Audience Activity and Television News Gratifications. Communication Research, London: Sage Publications, V. 14, n. 1,. p. 58-84, February 1987.
RUBIN, Alan e PERSE, Elizabeth. Audience Activity and Television News Gratifications. Communication Research, London: Sage Publications, V. 14, n. 1, p. 58-84, 1987.
RUBIN, A. M.. Media uses and effects: a uses-and-gratifications perspective. In: BRYANT, Jennings; ZILLMANN, Dolf. Media effects: Advances in theory and research. Washington DC: Kent State University, 1998.
RUGGIERO, E Thomas. Uses and Gratifications Theory in the 21st Century. Mass Communication & society, 3(1), p. 3-37, 2000.
SWANSON, David L. Understanding audiences: Continuing contributions of gratifications research. In: Poetics 21, S. p.305-328, 1992.
WIMMER, Rogeu; DOMINICK, Joseph. La Investigación Científica de la Comunicación. Barcelona: Bosh, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.