A fotografia na era da incompetência técnica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.4.20524Palavras-chave:
Fotografia, cultura visual, automação do ato fotográficoResumo
Este artigo parte do controverso “selfie do macaco” para levantar uma questão: quem fotografa hoje, o homem ou a câmera? Em busca de traçar uma resposta possível, apresenta um breve histórico do processo de automação do ato fotográfico e um esboço crítico-analítico nominado de incompetência técnica, com o objetivo de compreender como a programação da câmera se sobrepôs à vontade de quem a usa. A discussão tem como aporte principal a Teoria Crítica de Benjamin e Flusser, e as contribuições de Soulages e Rouillé. A partir desse exercício teórico-conceitual, foi possível apreender que a intenção humana tem sido substituída pelas predefinições dos aparelhos, um dos motivos pelo qual a fotografia ainda é vista como uma construção meramente técnica, afetada em seu potencial comunicativo.
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Referências
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