O rádio e a relação com o ouvinte no cenário de convergência: uma proposta de classificação dos tipos de interatividade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.3.20523Palavras-chave:
Interatividade, Análise de conteúdo, Rádio expandidoResumo
O presente artigo reflete sobre a interatividade no rádio no contexto da convergência, partindo das noções de rádio hipermidiático e rádio expandido. Discute o conceito de interatividade, aplicando-o ao meio radiofônico e às novas possibilidades de interação entre emissoras e ouvintes, por meio da utilização de diferentes recursos tecnológicos. Através de um olhar qualitativo sobre a análise de conteúdo dos espaços de interação (redes sociais na internet, sites e programação hertziana) das rádios CBN e Gaúcha, sistematiza, em uma perspectiva propositiva, as ferramentas e espaços ocupados. Levando em consideração que o rádio hoje atua em diferentes plataformas midiáticas, o artigo apresenta como resultado principal uma proposta de classificação dos tipos de interatividade e participação, buscando abranger as diferentes ferramentas utilizadas, as formas de interação mediada e a influência dessas interações no conteúdo sonoro.
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