Cartas cristãs como mídia comunitária: o que Paulo de Tarso pode ensinar sobre comunicação popular?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.4.20241Palavras-chave:
Mídia comunitária, Cartas cristãs, Teorias do JornalismoResumo
É possível indicar aspectos de mídia comunitária nas cartas cristãs do apóstolo Paulo de Tarso? Quais elementos possibilitam compreender e discutir alguma perspectiva de interesse coletivo e comunitário nas epístolas que ganharam o mundo, mais de 20 séculos depois de elaboradas? Este é o objetivo reflexivo do presente texto. Para isso, além dos conceitos de comunicação comunitária, e uma contextualização do cenário em que as cartas paulinas foram produzidas e divulgadas, o texto trabalha com as referências conceituais do Jornalismo apresentadas por Tobias Peucer (2004) e Otto Groth (1966). Para além de uma agenda de temas voltados aos interesses dos grupos com que dialogava, as cartas do apóstolo cristão desempenhavam um papel pedagógico e reflexivo para as respectivas comunidades a que os escritos eram dirigidos. Elementos revelam que o hábito de enviar cartas, deste modo, também ajudava concretamente na função – militante, religiosa e comunitária – do apóstolo. O debate conceitual aqui apresentado não visa qualquer apologia dogmática/proselitista, mas antes uma reflexão associativa com uma das marcas tradicionais do Jornalismo: o interesse coletivo, sempre buscado nas produções editoriais, sejam estas para qual segmento ou grupo social a que são destinadas.
Downloads
Referências
BARBAGLIO, Giuseppe. As cartas de Paulo, I. São Paulo: Loyola, 1989. (Coleção bíblica Loyola, v. 4).
BÍBLIA de referência Thompson. Com versículos em cadeia temática. São Paulo: Vida, 2005.
BÍBLIA Sagrada. Nova Versão Internacional. São Paulo: Vida, 2000.
BRIGNOL, Liliane Dutra. Migrações transnacionais e usos sociais da internet: identidades e cidadania na diáspora latino-americana. 2010, 404 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010.
BRUCE, Frederick F. Paulo: o apóstolo da graça, sua vida, cartas e teologia. São Paulo: Shedd Publicações, 2003.
FAUS BELAU, Angel. A ciência jornalística de Otto Groth. Tradução de Felipe Simão Pontes e Melina de la Barrera Ayres. [Florianópolis]: [s. n.], [200-].
______. La ciencia periodística de Otto Groth. Pamplona: Instituto de Periodismo de la Universidad de Navarra, 1966.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
GROTH, Otto. O poder cultural desconhecido: fundamentos da Ciência dos Jornais. Tradução de Liriam Sponholz. Petrópolis: Vozes, 2011. (Coleção Clássicos da Comunicação Social).
KOSSAR FURTADO, Kevin Willian; GADINI, Sérgio Luiz. O jornalismo em forma de carta no primeiro século da Era Cristã: análise das epístolas bíblicas de São Paulo a partir das principais características jornalísticas. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 183-204, jan./jun. 2013.
MILLER, Stephen M.; HUBER, Robert V. A bíblia e sua história. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
PEUCER, Tobias. Os relatos jornalísticos. Tradução de Paulo da Rocha Dias. Estudos em Jornalismo e Mídia, São Bernardo do Campo, v. 1, n. 2, p. 13-29, jul./dez. 2004.
PORTER, J. R. A Bíblia – guia ilustrado das escrituras sagradas: história, literatura e religião. São Paulo: Publifolha, 2009. (Coleção referência).
SWINDOLL, Charles R. Paulo: um homem de coragem e graça. São Paulo: Mundo Cristão, 2003. (Série Heróis da Fé, v. 6).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.