Indústrias criativas e interfaces da arte contemporânea: disseminação e estéticas relacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19348Palavras-chave:
Estéticas eletrônicas, Interfaces, Indústrias CriativasResumo
Frente ao potencial estético da comunicação, no contexto de indústrias criativas, surgem comunidades eletrônicas, que tem como principal preocupação a configuração de espaços urbanos para a produção de arte e de cultura. O presente artigo tem por objetivo discutir como se geram as imagens e as propostas artísticas com objetivos de circulação, comunicação e provocação cultural nas ambiências virtuais e urbanas de projetos culturais. O processo comunicacional e artístico amplia suas dimensões, questionando a linearidade dos processos de percepção e conhecimento. Metodologicamente, mediante conceitos como interface e estéticas de disseminação e relacionais, o presente artigo discute experiências que articulam propostas artísticas com amplas preocupações comunicacionais, culturais e políticas. Trata-se de duas iniciativas localizadas em municípios pouco favorecidos pelas políticas culturais: o SuBte Café, em Alvorada e o Coletivo Consciência Coletiva, em Novo Hamburgo.
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