Embates e negociações: produção e consumo cultural na cena mangue
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.1.12299Palavras-chave:
Cooperativa Cultural Mangue, Produção e Consumo Cultural, IdentidadeResumo
Neste artigo, questionamos alguns lugares-comuns sobre a Cooperativa Cultural Mangue, surgida no Recife dos anos 1990. Enfatizamos a irredutibilidade do conceito “mangue” a uma fórmula estética específica; o enraizamento da cooperativa em práticas underground já existentes na cena cultural recifense dos anos 80; as interconexões com o Movimento Armorial; e as dissonâncias entre as estratégias de legitimação de alguns agentes do mangue no campo cultural e as práticas de produção e consumo cultural no contexto local.Downloads
Referências
ABRAMO, Bia. Da lama à fama. Revista República, São Paulo, D’Ávila Comunicações, v. 1, n. 9, p. 74-77, jul. 1997.
ALBUQUERQUE JÚNIOR; MUNIZ, Durval. A invenção do Nordeste. São Paulo: Cortez, 1999.
ARAGÃO, Helena. Um radical sereno. Jornal do Brasil, Caderno B, p. 1, 7 maio 2004.
BEZERRA, Amilcar A. Da Pedra do Reino à Selva de Pedra: o Brasil de Ariano Suassuna na Folha de São Paulo. 2004. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
BEZERRA, Amilcar A.; FERREIRA, Daniela; BARRE, Jorge. Detonando as fronteiras: notas sobre a formação de uma cena metal na cidade do Recife. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2008.
______. As regras da arte. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
GIRON, Luiz Antonio. Chico Science envenena o maracatu. Folha de São Paulo, Ilustrada, p. 5, 31 mar. 1994.
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do popular. In: HALL, Stuart. Da diáspora – Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
LEÃO, Ana Carolina. A nova velha cena: a ascensão da vanguarda Mangue beat no campo da cultura recifense. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
MESQUITA, Michele. João, Manuel, Maciel Salustiano: três gerações de artistas populares e sua comunicação com o massivo na perspectiva da reconversão cultural. Revista Internacional de Folkcomunicação, n. 1, p. 79-97, 2003.
MORICONI, Sérgio. Chico Science – a revolução no cangaço afrocibernético. Disponível em: www.fundathos.org.br/radcal/a_radcal02/chico.htm. Acesso em: 28 nov. 2003.
NERCOLINI, Marildo José. A construção cultural pelas metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas. 2005. Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
______. Marildo José. Manguebeat e a construção da cultura em rede. Ciberlegenda, Niterói, n. 20, p. 1-18, 2008. Disponível em:http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/160.
SÁ, Nelson de. As utopias de Quaderna-Suassuna. Folha de São Paulo, Caderno MAIS!, p. 7, 19 jan. 97.
SANCHES, Pedro A. Mundo Livre chega atacando arianos. Folha de São Paulo, Ilustrada, p. 8, 26 ago. 98.
SANTIAGO, Vandeck. Secretário Ariano Suassuna troca Chico Science por Cego Oliveira. Folha de São Paulo, Ilustrada, p. 3, 23 jun. 95.
SILVA, Glaucia P. "Mangue": moderno, pós-moderno, global. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
TELES, José. Do Frevo ao Manguebeat. São Paulo: 34, 2000.
WISNIK, Jose Miguel. Nacionalismo Musical. In: SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira – Música. São Paulo: Brasiliense, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.