Chamada de Trabalhos para Dossiê Temático: Plataformização da Produção Cultural no Brasil

2025-05-27

A popularização de plataformas digitais como YouTube, TikTok, Instagram e WeChat está reconfigurando profundamente a produção cultural em todo o mundo. Essas transformações vem sendo observadas tanto a partir de novas formas de operações adotadas por organizações de mídia já estabelecidas, quanto com o surgimento de uma ampla gama de novos produtores culturais.

Uma das problemáticas que emerge nesse âmbito é a natureza contraditória da plataformização: ela abre novas oportunidades para os produtores culturais encontrarem audiências e gerarem receita, incluindo para produtores individuais que podem se emancipar economicamente das empresas de mídia. Contudo, simultaneamente, o processo leva a uma concentração sem precedentes de poder econômico, infraestrutural e político-cultural nas mãos de poucas plataformas. Esse poder é entendido não apenas como domínio, mas em termos de relações mútuas, embora altamente assimétricas, de dependência dos produtores culturais em relação a plataformas digitais, no que tange à sua infraestrutura, modelo de negócios e governança.

As interações entre plataformas globais e locais, produtores culturais (indivíduos — artistas, influenciadores digitais, streamers de jogos, etc. — e organizações de mídia) e o público brasileiro (fãs, seguidores, viewers, consumidores de produtos culturais diversos) levantam questões cruciais sobre a reconfiguração do poder, do trabalho, da criatividade e da participação democrática no país.

Convidamos pesquisadores/as a submeter trabalhos originais a este dossiê temático a ser publicado na Revista Famecos que dialoguem com essas questões e contribuam para uma compreensão mais aprofundada da complexa relação entre plataformas e produção cultural no cenário brasileiro.

São tópicos de interesse (não exclusivos) para este dossiê:

- Dinâmicas de mercado acionadas por modelos de negócio na produção cultural brasileira em ambientes de plataforma;

- A governança das plataformas (regulação, curadoria, moderação) e seus impactos no conteúdo e nos produtores culturais no Brasil, incluindo questões de visibilidade algorítmica e moderação de conteúdo;

- As condições de trabalho e a precariedade experenciadas por produtores culturais (como influenciadores, jornalistas, músicos, desenvolvedores de jogos) que dependem de plataformas no Brasil;

- As práticas criativas e a autonomia de produtores culturais brasileiros em plataformas digitais, considerando as pressões da dataficação e quantificação em geral;

- Impactos da plataformização na democracia no Brasil, incluindo questões de acesso, diversidade (fonte, conteúdo, exposição), circulação de desinformação e de discurso de ódio;

- A reprodução ou contestação de desigualdades sociais (gênero, raça, classe, regionalidade, etc.) na produção cultural plataformizada brasileira;

- Estudos de caso setoriais (música, jornalismo, games, produção audiovisual, etc.) ou de plataformas específicas no Brasil, analisando como a plataformização se manifesta de forma particular no contexto brasileiro;

- Estratégias de produtores culturais brasileiros para resistir às dinâmicas de poder das plataformas;

- As respostas regulatórias e políticas à plataformização da produção cultural no Brasil;

- Estudos comparativos da plataformização da produção cultural no Brasil com outros contextos nacionais.

- Usos da inteligência artificial em práticas do mercado de produção cultural brasileiro.

Editores convidados:

Sandra Portella Montardo (Universidade Feevale)

André Fagundes Pase (PUCRS)

Datas importantes:

Deadline submissão de artigos: 31 de agosto

Publicação do dossiê: 2026