A PERSPECTIVA HABERMASIANA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: a racionalidade comunicativa na educação

Autores/as

  • Nadja Hermann Prestes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35828

Resumen

A formulação habermasiana de racionalidade aponta a possibilidade de renovação da base justificadora da educação, pela emergência do universal na comunicação entre as diferentes experiências dos atores, nutridas pelas particularidades do mundo vivido. Isso permite à educação orientar-se por uma racionalidade que assegure a pluralidade e as diferenças, bem como formar a identidade de sujeitos racionais capazes de assumir compromissos éticos.

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Publicado

1996-12-31

Cómo citar

Prestes, N. H. (1996). A PERSPECTIVA HABERMASIANA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: a racionalidade comunicativa na educação. Veritas (Porto Alegre), 41(162), 291–297. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35828