Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".

Diretrizes para Autores

São publicados textos nas seguintes línguas: português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e latim. O editor não responde pela revisão linguística de línguas estrangeiras dos textos e, por isso, as colaborações devem ser enviadas já devidamente revisadas.

Em caso de textos escritos originalmente em língua estrangeira, eles deverão conter título, resumo e palavras-chave em português.

O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.

As informações sobre os autores devem conter os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; ORCID (ver: orcid.org); afiliação: instituição, cidade, estado e país (em nenhum caso as afiliações devem vir acompanhadas das titulações ou minicurrículos dos autores. Estes, quando presentes, devem ser publicados separadamente das afiliações como notas do autor). e-mail; endereço postal físico completo do autor correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo; fonte de financiamento da pesquisa (se houver); potenciais conflitos de interesse (se houver).

Para formatar os artigos, consultar seguintes as normas: ABNT NBR 6022/2018 – artigo em publicação periódica técnica e/ou científica; ABNT NBR 6028/2003 – Resumo; ABNT NBR 10520/2002 – Citações; ABNT NBR 6023/2018 – Referências. ABNT– Regras Gerais

O texto deverá obrigatoriamente conter título, resumos e palavras-chave nas línguas (português, inglês e espanhol) indicadas pelo periódico.

Opcionalmente, os autores podem indicar no final do artigo:

  • agradecimentos;
  • minicurrículo: formação acadêmica e profissional.

O lugar das figuras e tabelas deve ser indicado no texto, e essas devem ser enviadas em arquivo à parte com identificação de programa e versão.

Número de páginas (máximo): artigos: 25 páginas; resenhas: 9 páginas; entrevistas: 15 páginas.

Os arquivos encaminhados para a submissão deverão estar em formato aberto de texto (Word).

A contribuição deverá ser original e inédita e não poderá estar sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor” ao submeter o texto no portal.

A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, bem como sua contribuição para a linha temática. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. A eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.

A Revista publica trabalhos de professores doutores ou em coautoria com pós-graduandos.

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial nem do Conselho Editorial.

O texto deverá obrigatoriamente conter título, resumos e palavras-chave nas línguas indicadas pelo periódico. Devem constar um resumo do artigo na própria língua, um em inglês e outro em espanhol, seguido de quatro ou cinco palavras-chave.

As informações sobre os autores devem conter os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; ORCID (ver: https://orcid.org/); afiliação: instituição, cidade, estado e país (em nenhum caso as afiliações devem vir acompanhadas das titulações ou minicurrículos dos autores. Estes, quando presentes, devem ser publicados separadamente das afiliações como notas do autor). e-mail; endereço postal físico completo do autor correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo; fonte de financiamento da pesquisa (se houver); potenciais conflitos de interesse (se houver).

As informações bibliográficas deverão estar corretas e de acordo com a norma adotada pelo periódico.

Número de páginas (máximo): artigos: 25 páginas; resenhas: 9 páginas; entrevistas: 15 páginas.

Os arquivos encaminhados para a submissão deverão estar em formato aberto de texto (Word).