A PERSPECTIVA HABERMASIANA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35827Resumen
Na presente comunicação pretendemos refletir a produção de nossos objetos de pesquisa, tendo a Teoria da Ação Comunicativa como pano de fundo. Com base no desafio de desenvolvimento da autonomia e a construção socioindividual da liberdade - por si só um tema extenso e de complexidade, lançamos o debate acerca dos pressupostos habermasianos em áreas como formação de professores, universidade, avaliação e educação ambiental..
Descargas
Citas
APEL, Karl Otto. Estudo de moral moderna. Petrópolis: Vozes, 1994.
ARAGÃO, Lúcia Maria de Carvalho. Razão comunicativa e teoria social critica em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
COGO, Ana Luiza. 1994. A qualificação profissional de auxiliares de enfermagem e as racionalidades. Porto Alegre: PPGEDUC/PUCRS, 1994.
FREITAG, Bárbara & ROUANET, Sérgio Paulo (entrevs.). "Conversa com Habermas". São Paulo: Folha de São Paulo, Caderno 5, MAIS. 30 de abril, p. 4-10, 1995.
HABERMAS, Jürgeri. Conhecimento ·e Interesse. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
--. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
--. Técnica e ciência como ideologia. Porto: Edições 70, 1987.
--. "A nova intransparência". São Paulo: Novos Estudos CEPRAP, 18: 103-114, 1987b.
--. Teoria de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, volumes I e II, 1988.
--. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
--. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.
--. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990a.
--. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: · Brasilense, 1990 b.
--. 'Que significa socialismo hoje? revolução recuperadora e necessidade de revisão da esquerda". São Paulo: Novos Estudos CEBRAP, n. 30: 43-61, 1991.
- - . "A revolução e a necessidade de revisão na esquerda - o que significa socialismo hoje?" In:
BLACKBURN, Robin {org.). Depois da queda: o fracasso do comunismo e o futuro do socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
--. O passado como futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.
--. 'Conversa com Habermas" {Bárbara Freitag & Sérgio Paulo Rouanet, entrevistadores) São Paulo: Folha de São Paulo, Caderno 5, MAIS, 30 de abril, p. 4-10, 1995.
KLEIN, Maria Helena Córdova; LOVATEL, Tereza Hoffmeister e MEDEIROS, Marilú Fontoura de. "Construindo um processo avaliativo crítico e emancipatório: resultados parciais de uma pesquisa avaliativa'. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 7: 133-148, 1993. DOI: https://doi.org/10.18222/eae00719932351
KLEIN, Maria Helena Córdova; LOVATEL, Tereza Hoffmeister e MEDEIROS, Marilú Fontoura de. 'Construindo um processo avaliativo pela via da ação comunicativa, crítica e emancipatória e suas possibilidades em um Curso de formação de especialistas em educação". Relatório de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS e PUCRS, 1993a.
LOVATEL, Tereza Hoffmeister; KLEIN, Maria Helena Córdova e MEDEIROS, Marilú Fontoura de. "Formação do educador-especialista: possibilidades e contradições emergentes da construção de uma proposta avaliativa, crítica e reflexiva como suporte para o processo emancipatório socioindividual". Consciência. Palmas: 8 (2): 7-26, jul./dez., 1994.
MEDEIROS, Marilú Fontoura de. 'As possibilidades do pensamento habermasiano e a prática pedagógica: uma tentativa de entendimento'. Educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, XVI (25): 217-244, 1993.
MEDEIROS, Marilú Fontoura de; COLLA, Anamaria Lopes e MARTINS, Ana Maria Petersen. "Paradigmas ideológicos do trabalho da universidade com o lg grau de ensino: a universidade faz uma práxis do discurso que apresenta?'. Porto Alegre: PUCRS/UFRGS, CNPq, Relatório de pesquisa, 1993
MEDEIROS, Gilberto Mucilo de. O processo de modernidade e a universidade brasileira: tendências emancipatórias. Porto Alegre: PPGEDUC/PUCRS, tese de doutorado, 1994.
MEDEIROS, Marilú Fontoura de; RIBEIRO, Eros; KRONBAUER, Ruth Ignácio. 'Uma visão crítica da educação ou só uma roupagem ideológica". Revista Portuguesa de Educação. Braga: Universidade do Minho, 7 (112): 113-126, 1994.
--. 'Eixos emergentes na proposta habermasiana e a possibilidade da ação pedagógica crítica e reflexiva'. Educação e Filosofia. Uberlândia: UBUb, 8 (15): 49-65, jan./jun., 1994.
--. e COLI+A. Anamaria Lopes. 'A universidade no espelho: haverá alguém mais progressista do que eu?' Caxambu, Minas Gerais: Reunião Anual da ANPEd. Anais TRABALHO, 23-28, out., 1994.
--. e COLLA, Anamaria Lopes. "Ciência, técnica e os nexos entre teoria e prática'. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: ABT, 22 (116/117): 9-21, jan./fev./abr., 1994a.
--; BIAGGIO, Angela; RIBEIRO, Eros e KRONBAUER, Ruth Ignácio. 'Educação Ambiental: Subjetividade, cidadania e desenvolvimento moral'. Aprovado com reformulações para publicação em Cadernos de Pesquisa. São Paulo: FCC, 1995.
--. 'A modernidade e a transformação da administração da educação na direção de uma ação crítica e emancipatória'. Cadernos CEDAE, Porto Alegre: ANPAE, 2, (2):13-36, 1995.
--. 'Esfera pública, soberania e cidadania como possibilidade socioíndividual de formação geral da vontade". Porto Alegre: PUCRS {encaminhado para Educação e Sociedade), 1995a.
--. 'Paradigma de avaliação emancipatória e a ação supervisora: cidadania e espaço público'. In:
RANGEL, Mary {org.). Supervisão e crítica. Rio de Janeiro: Vozes, 1995b {no prelo).
--. 'Ressignificando a Análise do Discurso na perspectiva habermasiana'. In: GRILLO, Marlene e
MEDEIROS, Marilú Fontoura de {orgs.). Construindo os meandros do objeto de pesquisa. {título provisório). Porto Alegre: PPGEDUCAÇAO/PUCRS, {a ser submetido à EDIPUCRS), 1995c.
--. "Paradigma de avaliação emancipatória, cidadania e espaço público". Educação. Porto Alegre: PUCRS, ano xvm, n. 29:7-30, 1995 d.
--. & LOVATEL, Tereza Hoffmeister. 'A prática da coordenação de ações num curso de formação de educadores/especialistas: avanços e recuos em busca da modernidade em administração'. Cadernos CEDAE, Porto Alegre: ANPAE, 2, (2):37-46, 1995.
--. 'Como uma nebulosa ... ou a perspectiva habermasiana na construção do conhecimento: a análise de discurso". 1996 In: MORAES, Roque & MEDEIROS, Marilú Fontoura de {orgs.). Análise de conteúdo e análise de discurso: homologias, diferenciações e ressignificações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996 (em processo de exame e possível aprovação).
--. 'Habermas: um autor'. In: SEVERINO, Joaquim {org.). Grandes teóricos e a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995 {no prelo). PASKULIN, Lisiane. A formação na enfermagem e a teoria crítica. Porto Alegre: PPGEDUC/PUCRS, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS