ESCOLA PÚBLICA E TRABALHO INFANTIL: formação de crianças e adolescentes, no início do século, em Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.5.35565Palabras clave:
Trabalho infantil, formação, ensino noturnoResumen
Este artigo apresenta a relação existente entre a proposta de quatro escolas noturnas, criadas para crianças que trabalhavam nos serviços de capina nas ruas de Porto Alegre, e o processo mais amplo, de construção de futuros cidadãos, a partir da perspectiva positivista. A categoria analítica 'formação' permite explicar esse processo numa perspectiva relacionada à urbanização e industrialização, que estavam transformando a 'vida urbana' da cidade de Porto Alegre no primeiro quarto deste século. Dados retirados dos Relatórios da Intendência Municipal serviram de base para a explicitação de como efetivamente este processo de formação se desenvolveu.
Descargas
Citas
BEISIEGEL, Celso de Rui. Estado e Educação PopUtar: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.
- -- . Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática,
CARVALHO, Celia Pezzolo de. Ensino noturno: realidade e ilusão. São Paulo: Cortez, 1984.
DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos. "Formação e pesquisa: condições e resultados". Veritas, Porto Alegre, v. 42, n. 2, mar. 1993, p. 183-204. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35657
FISCHER, Nilton Bueno. "Cidadania e ação social: contribuições a partir da categoria formação". Veritas, Porto Alegre, v. 42, n. 2, jun. 1997, p. 283-290. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35666
SPALDING, Walter. Pequena história de Porto Alegre. Porto Alegre: Sulina, 1967.
STEPHANOU, Maria. Forjando novos trabalhadores: a experiência do ensino técnico profissional no Rio Grande do Sul (1890-1930). Porto Alegre (Dissertação de Mestrado). 1989.
TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. A Educação no Rio Grande do Sul sob o Castilhismo. Porto Alegre, UFRGS. (Tese de Doutorado). 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS