PEDAGOGY AND PATERNALISM IN FUCHTE’S ADDRESSES TO THE GERMAN NATION
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2001.2.35003Palabras clave:
Educação. Fichte. Filosofia politica. Idealismo alemão. Nacionalismo.Resumen
Os Discursos à Nação Alemã de Fichte foram considerados durante muito tempo uma importante contribuição para o desenvolvimento do nacionalismo alemão e do pensamento nacionalista em geral Todavia, embora os Discursos continuem sendo lidos como um prenúncio das aspirações nacionalistas alemãs, grande parte de seu contendo substantivo é hoje ignorado. Neste artigo, o Autor examina um aspecto deveras negligenciado dos Discursos, a saber, o “sistema de educação nacional” neles propostos e que merecem séria consideração pelo modo como Fichte concebe e articula o papel e função da intelligentsia em busca de salvação nacional. Argumenta-se, de modo especial, que é através da exaltação da educação que Fichte legitima sua proposta de governo por uma elite erudita, um tipo de despotismo esclareci do. Mostra-se ainda que o escopo dos privilégios concedidos aos “eruditos” na reforma educacional de Fichte solapa seu potencial radicalmente igualitarista, e que sua proposta termina por mostrar-se incoerente e inconsistente em seus próprios termos, na medida em que os propósitos explícitos de seu sistema e os resultados prometidos invalidariam completamente, se levados a cabo, a reivindicação dos esclarecidos de governa, se não a necessidade de tais governantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS