Tecendo uma teia: aquisição de conceitos e papel inferencial

Autores/as

  • John Sarnecki University of Toledo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.12001

Palabras clave:

Teoria dos Conceitos. Aquisição de conceitos. Cognitivismo. Concepção semântica.

Resumen

Teorias dos conceitos e da aquisição de conceitos são mutua-mente vinculados. O modo como encaramos a aquisição de conceitos depende tanto do que tomamos por conceitos e das habilidades que em-pregamos para adquiri-los. Eu argumento que a abordagem cognitivista da aquisição de novos conceitos proposta por Ned Block não é compatível com a sua concepção semântica de papel conceitual. Se os conceitos são definidos pelos seus papéis conceituais, então a aquisição de novos conceitos mudará os papéis conceituais de conceitos empregados em qualquer forma de formação de hipótese e de aprendizagem de confirmação. Isso quebra a co-nexão que evidencia entre conceitos adquiridos e a evidência utilizada para justificar suas aplicações subsequentes. Consequentemente, a semântica de papel conceitual não pode beneficiar-se das abordagens cognitivistas para a aquisição de conceitos. A despeito disso, elas podem, entretanto, explicar a natureza aparentemente racional da aquisição de conceitos.

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Biografía del autor/a

John Sarnecki, University of Toledo

O

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

Sarnecki, J. (2012). Tecendo uma teia: aquisição de conceitos e papel inferencial. Veritas (Porto Alegre), 57(3), 138–162. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.12001