Arte cristã, paradoxo e Pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2021.1.39063

Palavras-chave:

Arte, Cristianismo, Feiúra, Pós-modernidade

Resumo

A história da arte no Ocidente é a história da arte cristã. Imagens, motivos, símbolos, técnicas, personagens: o Cristianismo deu a marca distintiva da arte europeia e ocidental por dois mil anos; o Cristianismo balizou a arte do Ocidente. As raízes mais profundas da arte cristã, contudo, não estão expostas: sua natureza e suas mais legítimas pulsões são ignoradas, mesmo pelo público confessional. O resultado inevitável é a eclosão periódica de polêmicas e mal-entendidos. O objetivo deste artigo é demostrar que a arte cristã nunca foi avessa a paradoxos estéticos, e que os elementos transculturais da criação pós-moderna foram gestados em um longo processo técnico e estético-filosófico precipuamente cristão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. Die Kunst und die Künste in Kulturkritik und Gesellschaft I/II. Gesammelte Schriften (Hsg. Rolf Tiedemann). Frankfurt: Suhrkamp, 1977.

ADORNO, T. Musikalische Schriften I-III. Fragmento sobre música e linguagem. Volume 97 da Biblioteca Digital: Theodor W. Adorno: Gesammelte Schriften, S. 13010 (vgl. GS 16, S. 252-253)].

ADORNO, T. Minima Moralia. Reflexionen aus dem beschädigten Leben: In nuce. Digitale Bibliothek Band 97: Theodor W. Adorno: Gesammelte Schriften, S. 2092 (vgl. GS 4, S. 253)], 2003.

ADORNO, T. Philosophie der neuen Musik. Frankfurt: Suhrkamp, 1997.

ALBERTO MAGNO, S. Tenebra luminosissima: Commento alla Teologia Mistica di Dionigi l’Areopagita. Palermo: Officina di Studi Medievali, 2007.

ARENDT, Hannah. Was ist Politik? München, Piper Verlag, 1993.

ASSUNTO, R. Die Theorie des Schönen im Mittelalter. Köln, DuMont, 1963. In: BALTHASAR, Urs von. Le Christ est-il beau? Disponível em : http://www.assomption.org/fr/mediatheque/revue-itineraires-augustiniens/itineraires-augustiniens-ndeg31-la-beaute/ii-augustin-maitre-spirituel/le-christ-est-il-beau-par-urs-von-balthasar. Acesso em: 11/11/2020.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BAUMGARTEN, A. G. Ästhetik – Übersetzt, mit einer Einführung, Anmerkungen und Registern herausgegeben von Dagmar Mirbach. Hamburg: Felix Meiner Verlag, 2007.

BENJAMIN, W. Über den Begriff der Geschichte. Frankfurt : Suhrkamp, 2002.

BESANÇON, Alain. L’art et le christianisme em Christianisme, héritages et destins. Paris, Le livre de poche, n. 4318, 2002. Disponível em: https://academiesciencesmoralesetpolitiques.fr/wpcontent/uploads/2018/05/art_christianisme.pdf. Acesso em: 11/11/2020.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 1995.

BROWN, P. The Book of Kells. New York: Knopf, 1980.

ECO, Umberto. História da beleza. Rio de Janeiro. Record, 2004.

FIGUEIREDO, E. Desfazendo o gênero: a teoria queer de Judith Butler. Criação & Crítica, n. 20, 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/download/138143/139436/290774 Acesso em: 11/11/2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i20p40-55

GRASSI, E. Arte como antiarte. São Paulo: Duas cidades, 1975.

GRASSI, E. Poder da imagem, impotência da palavra racional. São Paulo: Duas cidades, 1978.

JEDIN, H. Historia del Concilio de Trento. Pamplona: Univ. de Navarra, 1972.

LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.

LICHTENSTEIN, J. A pintura, Vol. 2: A teologia da imagem e o estatuto da pintura. São Paulo: Editora 34, 2004.

MÂLE, E. L’Art religieux après le Concile de Trente, étude sur l’iconographie de la fin du XVIe, du XVIIe et du xviiie siècles en Italie, en France, en Espagne et en Flandre, 1932. Persee. Disponível em http://www.persee.fr/doc/rscir_0035-2217_1933_num_13_1_1579_t1_0130_0000_2. Acesso em: 01/12/2017.

METZSCH, F. A. Bild und Botschaft. Regensburg: Schnell und Steiner, 2004.

NIETZSCHE, F. Die Geburt der Tragödie. In: NIETZSCHE, F. Nietzsches Werke. Salzburg: Bergland, 1952.

OSTER, C. Die Farben höfischer Körper: Farbattribuierung und höfische Identität in mittelhochdeutschen Artus – und Tristanromanen. Berlin: Walter de Gruyter, 2014. DOI: https://doi.org/10.1524/9783050065342

PANOFSKY, E. Arquitetura gótica e Escolástica. São Paulo: Marins Fontes, 2001.

PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

PANOFSKY, E. Studien zur Ikonologie. Köln: DuMont, 1980.

PLAZAOLA, J. Historia y sentido del arte Cristiano. Madrid: BAC, 1996.

SPENCER, M. D. Understanding Four Quartets as a Religious Poem. Lewinston: Edwin Mellen Press, 2008.

WIND, E. Misteri pagani nel Rinascimento. Milano: Adelphi Edizioni, 1999.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

da Rosa, R. A. (2021). Arte cristã, paradoxo e Pós-modernidade. Veritas (Porto Alegre), 66(1), e39063. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2021.1.39063

Edição

Seção

Estética