A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUCRS

Autores

  • Leonia Capaverde Bulia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Jairo Melo Araujo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Francisco Arselí Kern Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • ldilia Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.164.35920

Resumo

Este estudo discute a possibilidade de o Serviço Social construir conhecimentos a partir da realidade em que atua. Conclui-se que, embora aplicando conhecimentos oriundos de outras ciências, o Serviço Social produz conhecimentos em sua área específica. As dissertações de mestrado produzidas no período de 1981 a 1995 desvelam esses conhecimentos, sua relevância social, trazendo aportes para a solução dos problemas sociais da sociedade brasileira. Sua contribuição teórica situa-se, sobretudo, no campo das demandas e políticas sociais, embora também seja significativa sua contribuição no aprofundamento das questões teórico-metodológicas do Serviço Social. Verificou-se, nos últimos anos, na produção estudada, a tendência de discussão dos novos paradigmas das ciências humanas e as novas exigências que serão impostas à profissão face às mudanças e avanços científico-tecnológicos do século XXI.

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Publicado

1996-12-31

Como Citar

Bulia, L. C., Araujo, J. M., Kern, F. A., & Fernandes, ldilia. (1996). A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUCRS. Veritas (Porto Alegre), 41(164), 715–727. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.164.35920

Edição

Seção

Artigos