A MÍDIA COMO ESPAÇO FORMATIVO· DO SUJEITO ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35670Abstract
Apresentam-se aqui as conclusões de uma pesquisa em que foram analisados dois programas de televisão, um encarte de jornal e uma revista - todos destinados ao público adolescente. A análise, feita a partir de um referencial teórico baseado nos conceitos de sujeito, poder e discurso, da obra de Michel Foucault, permite qualificar a mídia como um "espaço formador de sujeitos'', basicamente porque seus discursos e as práticas que instauram constituem um modo especifico de "ser jovem" e se inscrevem numa rede de poder e saber sobre a adolescência, possível de apreender a partir dos próprios textos.
Downloads
References
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.
F1SCHER, Rosa Maria Bueno. "Mídia e produção de subjetividade na cultura contemporânea". Educação, Subjetividade & Poder. Porto Alegre, v. 3, n• 3,. p. 48-58, jan.jun. 96.
---. "A paixão de 'trabalhar com' Foucault". In: COSTA, Marisa (Org.). Caminhos Investigativos. Novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediaçào, 1996.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1980.
---. "El sujeto y el poder". Revista Mexicana de Sociologia, UNAM, México, v. 2, n• 3, jul./set. 1988, p. 3-20. DOI: https://doi.org/10.2307/3540551
---. História da sexualidade I : a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1990a.
---. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1990b.
---. Históiia da sexualidade m: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
VEYNE, Paul. Como se escreve a históiia: Foucault revoluciona a história. Brasilia: Ed. da UNB, 1982.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Veritas implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Veritas as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS</p