Apresentação da Tradução Brasileira da Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel

Autores

  • Paulo Meneses PUCRS
  • Agemir Bavaresco PUCRS
  • Alfredo de Oliveira Moraes
  • Danilo Vaz-Curado R. M. Costa
  • Greice Ane Barbieri
  • Paulo Roberto Konzen

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2010.3.7934

Resumo

Dados da tradução brasileira de HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Tradução, notas, glossário e bibliografia de Paulo Meneses et alli. Apresentações de Denis Lerrer Rosenfield e de Paulo Roberto Konzen. São Paulo: Loyola; São Leopoldo: UNISINOS, 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Meneses, PUCRS

G

Agemir Bavaresco, PUCRS

Doutor em Filosofia – Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1997), com o título: La Théorie Hegelienne de l’Opinion Publique. Publicou os seguintes livros sobre Hegel: La Théorie Hégélienne de l’Opinion Publique (Paris/Montréal: L’Harmattan, 1998); Le Mouvement Logique de l’Opinion Publique (Idem, 1999); La Phénoménologie de l’Opinion Publique (Ibidem, 2000); A Teoria Hegeliana da Opinião Pública (Porto Alegre: LP&M, 2001); A Fenomenologia da Opinião Pública (São Paulo: Loyola, 2003). Além da tradução e apresentação da obra de Hegel: Sobre as Maneiras Científicas de Tratar o Direito Natural (Idem, 2007). Professor do Departamento em Filosofia da PUCRS e Coordenador do PPG/Fil/PUCRS.

Alfredo de Oliveira Moraes

Doutor em Filosofia – UFRGS (2001). Tese: A Metafísica do Conceito: Sobre o Problema do Conhecimento de Deus na Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Hegel. Livro publicado: A Metafísica do Conceito (Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003). Autor de vários artigos e capítulos de livros sobre a filosofia de Hegel. Professor Adjunto do Departamento em Filosofia da UFPE e Coordenador do PPG/Fil/UFPE; docente no Programa de Doutorado Interinstitucional de Filosofia UFPB/UFPE/UFRN. Colaborou na tradução e depois na revisão do volume único, por ocasião dos dez anos da edição brasileira, da Fenomenologia do Espírito de Hegel; além disso, foi um dos fundadores e Presidente da Sociedade Hegel Brasileira (SHB).

Danilo Vaz-Curado R. M. Costa

Doutorando em Filosofia pela UFRGS, Bolsista CAPES, tendo como objeto de tese “A Estrutura Lógica do Reconhecimento”. Desenvolve pesquisa no (i) Direito, notadamente na relação nem sempre simétrica da recepção pelo Direito Civil dos princípios constitucionais, assim como da relação entre o Direito Civil e o Direito do Trabalho; (ii) na Filosofia, estuda as relações entre Lógica e Filosofia do real, notadamente a relação entre a lógica que vai de Aristóteles à Kant e sua recepção por Hegel. Publicou o livro: Hegel: Liberdade e Razão (Olinda: Livro Rápido, 2004). Publicou artigos sobre Hegel em várias revistas científicas.

Greice Ane Barbieri

Doutoranda em Filosofia pela UFRGS, Bolsista CNPq, tendo como projeto de tese o conceito de família, tal como apresentado na Filosofia do Direito de Hegel. Fez seu mestrado na UFRGS, onde defendeu dissertação que versa sobre “O aspecto positivo da Moralidade na Filosofia do Direito de Hegel”. Também é membro-fundador do Núcleo de Estudos Hegelianos (NEHGL), com publicações na Revista de Estudos Hegelianos, Intuitio (PUCRS), Controvérsia (UNISINOS).

Paulo Roberto Konzen

Doutorando em Filosofia na UFRGS, Bolsista CNPq. Membro-fundador do NEHGL. Pesquisa atualmente os seguintes temas: Filosofia do Direito, Filosofia Política, História da Filosofia, Ética, sobretudo os conceitos de Estado, de publicidade, de liberdade de imprensa, de opinião pública e de cultura na Filosofia do Direito de Hegel. A dissertação intitula-se “O conceito de Estado e o de liberdade de imprensa na Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel” e a tese versa sobre “A relação dos conceitos de publicidade e de liberdade de imprensa na Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel”. Autor de vários artigos sobre a filosofia hegeliana.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Meneses, P., Bavaresco, A., Moraes, A. de O., Costa, D. V.-C. R. M., Barbieri, G. A., & Konzen, P. R. (2010). Apresentação da Tradução Brasileira da Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel. Veritas (Porto Alegre), 55(3). https://doi.org/10.15448/1984-6746.2010.3.7934

Edição

Seção

Apresentação de tradução

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>