A PERSPECTIVA HABERMASIANA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Marilú Fontoura de Medeiros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35827

Resumo

Na presente comunicação pretendemos refletir a produção de nossos objetos de pesquisa, tendo a Teoria da Ação Comunicativa como pano de fundo. Com base no desafio de desenvolvimento da autonomia e a construção socioindividual da liberdade - por si só um tema extenso e de complexidade, lançamos o debate acerca dos pressupostos habermasianos em áreas como formação de professores, universidade, avaliação e educação ambiental..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APEL, Karl Otto. Estudo de moral moderna. Petrópolis: Vozes, 1994.

ARAGÃO, Lúcia Maria de Carvalho. Razão comunicativa e teoria social critica em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

COGO, Ana Luiza. 1994. A qualificação profissional de auxiliares de enfermagem e as racionalidades. Porto Alegre: PPGEDUC/PUCRS, 1994.

FREITAG, Bárbara & ROUANET, Sérgio Paulo (entrevs.). "Conversa com Habermas". São Paulo: Folha de São Paulo, Caderno 5, MAIS. 30 de abril, p. 4-10, 1995.

HABERMAS, Jürgeri. Conhecimento ·e Interesse. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

--. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

--. Técnica e ciência como ideologia. Porto: Edições 70, 1987.

--. "A nova intransparência". São Paulo: Novos Estudos CEPRAP, 18: 103-114, 1987b.

--. Teoria de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, volumes I e II, 1988.

--. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

--. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.

--. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990a.

--. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: · Brasilense, 1990 b.

--. 'Que significa socialismo hoje? revolução recuperadora e necessidade de revisão da esquerda". São Paulo: Novos Estudos CEBRAP, n. 30: 43-61, 1991.

- - . "A revolução e a necessidade de revisão na esquerda - o que significa socialismo hoje?" In:

BLACKBURN, Robin {org.). Depois da queda: o fracasso do comunismo e o futuro do socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

--. O passado como futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

--. 'Conversa com Habermas" {Bárbara Freitag & Sérgio Paulo Rouanet, entrevistadores) São Paulo: Folha de São Paulo, Caderno 5, MAIS, 30 de abril, p. 4-10, 1995.

KLEIN, Maria Helena Córdova; LOVATEL, Tereza Hoffmeister e MEDEIROS, Marilú Fontoura de. "Construindo um processo avaliativo crítico e emancipatório: resultados parciais de uma pesquisa avaliativa'. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 7: 133-148, 1993. DOI: https://doi.org/10.18222/eae00719932351

KLEIN, Maria Helena Córdova; LOVATEL, Tereza Hoffmeister e MEDEIROS, Marilú Fontoura de. 'Construindo um processo avaliativo pela via da ação comunicativa, crítica e emancipatória e suas possibilidades em um Curso de formação de especialistas em educação". Relatório de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS e PUCRS, 1993a.

LOVATEL, Tereza Hoffmeister; KLEIN, Maria Helena Córdova e MEDEIROS, Marilú Fontoura de. "Formação do educador-especialista: possibilidades e contradições emergentes da construção de uma proposta avaliativa, crítica e reflexiva como suporte para o processo emancipatório socioindividual". Consciência. Palmas: 8 (2): 7-26, jul./dez., 1994.

MEDEIROS, Marilú Fontoura de. 'As possibilidades do pensamento habermasiano e a prática pedagógica: uma tentativa de entendimento'. Educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, XVI (25): 217-244, 1993.

MEDEIROS, Marilú Fontoura de; COLLA, Anamaria Lopes e MARTINS, Ana Maria Petersen. "Paradigmas ideológicos do trabalho da universidade com o lg grau de ensino: a universidade faz uma práxis do discurso que apresenta?'. Porto Alegre: PUCRS/UFRGS, CNPq, Relatório de pesquisa, 1993

MEDEIROS, Gilberto Mucilo de. O processo de modernidade e a universidade brasileira: tendências emancipatórias. Porto Alegre: PPGEDUC/PUCRS, tese de doutorado, 1994.

MEDEIROS, Marilú Fontoura de; RIBEIRO, Eros; KRONBAUER, Ruth Ignácio. 'Uma visão crítica da educação ou só uma roupagem ideológica". Revista Portuguesa de Educação. Braga: Universidade do Minho, 7 (112): 113-126, 1994.

--. 'Eixos emergentes na proposta habermasiana e a possibilidade da ação pedagógica crítica e reflexiva'. Educação e Filosofia. Uberlândia: UBUb, 8 (15): 49-65, jan./jun., 1994.

--. e COLI+A. Anamaria Lopes. 'A universidade no espelho: haverá alguém mais progressista do que eu?' Caxambu, Minas Gerais: Reunião Anual da ANPEd. Anais TRABALHO, 23-28, out., 1994.

--. e COLLA, Anamaria Lopes. "Ciência, técnica e os nexos entre teoria e prática'. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: ABT, 22 (116/117): 9-21, jan./fev./abr., 1994a.

--; BIAGGIO, Angela; RIBEIRO, Eros e KRONBAUER, Ruth Ignácio. 'Educação Ambiental: Subjetividade, cidadania e desenvolvimento moral'. Aprovado com reformulações para publicação em Cadernos de Pesquisa. São Paulo: FCC, 1995.

--. 'A modernidade e a transformação da administração da educação na direção de uma ação crítica e emancipatória'. Cadernos CEDAE, Porto Alegre: ANPAE, 2, (2):13-36, 1995.

--. 'Esfera pública, soberania e cidadania como possibilidade socioíndividual de formação geral da vontade". Porto Alegre: PUCRS {encaminhado para Educação e Sociedade), 1995a.

--. 'Paradigma de avaliação emancipatória e a ação supervisora: cidadania e espaço público'. In:

RANGEL, Mary {org.). Supervisão e crítica. Rio de Janeiro: Vozes, 1995b {no prelo).

--. 'Ressignificando a Análise do Discurso na perspectiva habermasiana'. In: GRILLO, Marlene e

MEDEIROS, Marilú Fontoura de {orgs.). Construindo os meandros do objeto de pesquisa. {título provisório). Porto Alegre: PPGEDUCAÇAO/PUCRS, {a ser submetido à EDIPUCRS), 1995c.

--. "Paradigma de avaliação emancipatória, cidadania e espaço público". Educação. Porto Alegre: PUCRS, ano xvm, n. 29:7-30, 1995 d.

--. & LOVATEL, Tereza Hoffmeister. 'A prática da coordenação de ações num curso de formação de educadores/especialistas: avanços e recuos em busca da modernidade em administração'. Cadernos CEDAE, Porto Alegre: ANPAE, 2, (2):37-46, 1995.

--. 'Como uma nebulosa ... ou a perspectiva habermasiana na construção do conhecimento: a análise de discurso". 1996 In: MORAES, Roque & MEDEIROS, Marilú Fontoura de {orgs.). Análise de conteúdo e análise de discurso: homologias, diferenciações e ressignificações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996 (em processo de exame e possível aprovação).

--. 'Habermas: um autor'. In: SEVERINO, Joaquim {org.). Grandes teóricos e a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995 {no prelo). PASKULIN, Lisiane. A formação na enfermagem e a teoria crítica. Porto Alegre: PPGEDUC/PUCRS, 1993.

Downloads

Publicado

1996-12-31

Como Citar

Medeiros, M. F. de. (1996). A PERSPECTIVA HABERMASIANA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Veritas (Porto Alegre), 41(162), 281–290. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35827