Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.28372

Palavras-chave:

Fenomenologia. Hermenêutica. Educação. Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo resulta de um esforço compartilhado que busca inspiração no diálogo hermenêutico como recurso à imaginação criativa e uma forma de enriquecer o trabalho com as tecnologias da educação. A intenção é analisar, reflexivamente, os estudos de Ricoeur, Gadamer e Habermas realizados acerca da fenomenologia e da hermenêutica,  no sentido de contribuir para a superação da postura descritiva e autoexplicativa inscrita nos discursos pedagógicos. Trata-se de verificar, através da compreensão hermenêutica, as possibilidades para a busca de sentido da ação educativa e, em consequência, para a compreensão do hiato entre o saber pedagógico racional e os novos saberes veiculados pelas tecnologias digitais. O debate problematiza a transição de um paradigma tradicional para a abordagem complexa da integração entre o saber pedagógico e a emergência da virtualidade.

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Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle, RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Rosa Maria Filippozzi Martini, Universidade La Salle, RS

Doutora em Educação e Professora titular aposentada de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE

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Publicado

2019-10-15

Como Citar

Conte, E., & Martini, R. M. F. (2019). Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?. Veritas (Porto Alegre), 64(2), e28372. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.28372

Edição

Seção

Filosofia & Interdisciplinaridade