Como o estruturalismo pode resolver o problema do ‘acesso’

  • Otávio Bueno University of Miami
Palavras-chave: Epistemologia Matemática. Estruturalismo. Ontologia. Platonismo.

Resumo

De acordo com o estruturalismo matemático, a matemática não consiste no estudo de objetos matemáticos, mas de estruturas. Ao afastar-se dos objetos, o estruturalista reivindica uma posição que lhe permite resolver o problema do “acesso”: é possível explicar a possibilidade do conhecimento matemático sem exigir qualquer acesso aos objetos em questão. Fraser MacBride criticou a resposta estruturalista, argumentando que esta enfrenta um dilema na tentativa de resolver o problema em apreço (MacBride, 2004). Neste artigo, argumento que o dilema de MacBride pode ser resistido e que, especialmente na versão articulada por Michael Resnik (Resnik, 1997), o estruturalismo pode resolver o problema do “acesso”. Mostro exatamente como o dilema de MacBride falha, argumentando que esta falha nos fornece uma oportunidade para destacar uma característica importante do estruturalismo, a saber: a maneira pela qual ele articula uma imagem fundamentalmente diferente da epistemologia matemática com relação àquela sugerida pela epistemologia tradicional.

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Referências

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MacBride, F. “Can Structuralism Solve the ‘Access’ Problem?”. Analysis, 64 (2004), p. 309-317.

Resnik, M. Mathematics as a Science of Patterns. Oxford: Clarendon Press, 1997.

Shapiro, S. Philosophy of Mathematics: Structure and Ontology. New York: Oxford University Press, 1997.

Publicado
2016-04-25
Como Citar
Bueno, O. (2016). Como o estruturalismo pode resolver o problema do ‘acesso’. Veritas (Porto Alegre), 61(1), 180-192. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2016.1.23296
Seção
Ética Normativa, Metaética e Filosofia Política