Uma produção de conhecimento no período de 1995 a 2010: livros de ensino religioso

  • Isabel Cristina Piccinelli Dissenha
  • Sérgio Junqueira
Palavras-chave: Ensino Religioso. Produção de conhecimento. Estado da arte ou do conhecimento.

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar a produção do conhecimento no Ensino Religioso por meio do estado da arte, nos livros produzidos no Brasil, no período de 1995 a 2010, a fim de contribuir na construção da estrutura desta área do conhecimento e da formação do(a) professor(a). Os(As) autores(as) que deram sustentação teórica para esta investigação foram: Bardin (1977), Junqueira (2002, 2007), Adami e Marchiori (2005), Lakatos (2001), Romanowski (2002 e 2006), Brandão (1986), Noronha e Ferreira (2000), Malhotra (1993), PCNER (1997), Oliveira L. (2007), Oliveira E. (2009), Laville e Dione (1999), Garcia (1997). A metodologia da investigação foi qualitativa, empregada através da pesquisa exploratória e do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento”. Foram analisadas setenta e sete obras, e o instrumento utilizado como referencial para classificação de livros fora o roteiro aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), pois o que se buscava era estabelecer a identidade desta disciplina inserida no currículo escolar brasileiro. Esta análise identifica que há um crescimento da pesquisa nesta área de conhecimento, assim como da sistematização e divulgação por meio dos livros. Porém pode-se perceber que temos a carência de publicação de obras que abordem temas referentes à formação de professores, sistematização dos aspectos pedagógicos e metodológicos, assim como de novas proposições de estrutura curricular subsidiada pela Ciência da Religião. Outra temática não explorada é sobre os livros didáticos e as novas tecnologias para apoiar a ação docente e discente, o que exigirá novas perspectivas de publicação.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Piccinelli Dissenha
Acesso ao currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0644542740426095
Seção
Artigos