As faces de Jesus no Cinema - Histórias da história de Jesus. História das histórias de Jesus. Contemporâneas Figurae Christi

  • Dario Edoardo Viganò
Palavras-chave: Cinema. Semiótica. Pparábola. Cristo. Cristianismo.

Resumo

O artigo analisa a representação de Cristo no cinema, seja nos filmes que contam a história de Jesus, seja por meio de argumentos que se inspiram nele. O texto apresenta a linguagem cinematográfica como facilitadora na relação com o invisível. Nesse empenho de dar imagem àquilo que não se vê, o cinema busca uma aproximação com o transcendente. A visão do cinema permite ultrapassar as fronteiras do que é apresentado. Nesse contexto, é possível perceber as histórias de Jesus a partir dos diversos cenários culturais e pragmáticos, nos quais as produções se realizam. É possível, então, identificar dois grupos que se relacionam a Cristo no cinema: aqueles que se referem diretamente à história de Jesus e aqueles que traduzem a representação de Jesus por meio de personagens entendidos como figura Christi. A complexidade das produções se dá pela passagem da linguagem dos evangelhos para a linguagem cinematográfica. Do texto sagrado para a exposição no cinema, ocorrem impasses históricos, teológicos e semânticos. O texto cinematográfico, contudo, permite uma análise de interpretação que pode estabelecer uma relação entre a palavra e a imagem. É sempre o olhar do espectador, ativado pelo dinamismo da linguagem do cinema, que vai tirar suas conclusões, interpretações e traduções sobre a relação entre a história de Jesus e as produções cinematográficas.

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Biografia do Autor

Dario Edoardo Viganò
Acesso ao currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0644542740426095
Seção
Artigos