O Diácono Permanente: Servidor da Mesa da Palavra e mensageiro do Evangelho de Cristo
Palavras-chave:
Diaconato permanente. Mesa da Palavra de Deus.Resumo
O artigo, partindo dos textos exarados pelo Concílio Vaticano II e dos documentos magisteriais pós-conciliares, mostra a importância do munus docendi ecclesiae conferido ao diácono permanente em virtude de sua ordenação sacramental. Conclui que o encargo diaconal no campo da evangelização tem sido muito pouco aproveitado, incentivado ou valorizado na Igreja e na sociedade. Sendo assim, os diáconos devem assumir a parcela do serviço que lhes cabe como mensageiros da Palavra, pois certamente têm mais funções no âmbito da pregação e do ensino do que atualmente exercem, haja vista que tudo quanto se refere à pregação do Evangelho, à catequese, à difusão da Bíblia e sua explicação ao povo lhes foi conferido ordinariamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-10
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.