Dom Vicente Scherer e a Conferência de Medellín

  • Eduardo Pretto Moesch PUCRS
Palavras-chave: Igreja, Transformação, Pastoral, Medellín,

Resumo

O artigo recolhe e apresenta textos da “Voz do Pastor”, de Dom Vicente Scherer, que foram publicados em rádio e jornais de Porto Alegre com o objetivo de dar a conhecer a participação do arcebispo metropolitano de Porto Alegre na II Conferência de Medellín em 1968. Nas diversas alocuções, o futuro Cardeal conduz a uma interpretação centrada nos aspectos mais originais de Medellín, ao
mesmo tempo sublinhando sua novidade e cuidando dos riscos de interpretações inadequadas dos documentos. Isso leva o arcebispo a discernir, estimular à ação eficaz, sem radicalismo de ideologias, sobretudo em relação à busca de transformações sociais com o uso de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Pretto Moesch, PUCRS
Professor de História da Igreja e Patrística no curso de Teologia, Escola de Humanidades, Pucrs.

Referências

CAMACHO, Ildefonso. Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Loyola, 1995.

II CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO. Conclusões da Conferência de Medellín – 1968. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2004.

MOESCH, Eduardo Pretto. Dom Vicente Scherer – A voz de um pastor. Porto Alegre: Editora Padre Reus, 2007.

PIZZATO, Edy Job. Dom Vicente Cardeal Scherer no seu tempo. Porto Alegre: Edições EST, 2005.

SCHERER, Dom Vicente. Ecos das assembleias episcopais. Alocução “A Voz do Pastor” na Rádio Difusora de Porto Alegre, em 22 de julho de 1968; publicada no Correio do Povo, Porto Alegre, em

de julho de 1968.

______. A reunião em Puebla. Alocução “A Voz do Pastor” na Rádio Difusora de Porto Alegre, em 08 de janeiro de 1979; publicada no Correio do Povo, Porto Alegre, em 09 de janeiro de 1979.

______. Cristianismo horizontal. Alocução “A Voz do Pastor” na Rádio Difusora de Porto Alegre, em 26 de janeiro de 1970; publicada no Correio do Povo, Porto Alegre, 27 de janeiro de 1970.

______. Natal e violência. Alocução “A Voz do Pastor” na Rádio Difusora de Porto Alegre, em 23 de dezembro de 1968; publicada no Correio do Povo, Porto Alegre, em 24 de dezembro de 1968.

______. O encontro de Medellín. Alocução “A Voz do Pastor” na Rádio Difusora de Porto Alegre, em 09 de setembro de 1968; publicada no Correio do Povo, Porto Alegre, em 10 de setembro de 1968.

______. Resoluções de Medellín. Alocução “A Voz do Pastor” na Rádio Difusora de Porto Alegre, em 05 de julho de 1976; publicada no Correio do Povo, Porto Alegre, em 06 de julho de 1976.

SOUZA, Ney de; SBARDELOTTI, Emerson (Org.). Medellín – Memória, profetismo e esperança na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2018.

Publicado
2018-09-18
Seção
Evangelização