Um canto simples, de amor e verdade: aspectos teológicos da música nativista gaúcha

  • Renato Ferreira Machado Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais
Palavras-chave: Música Nativista. Teologia da Libertação. América Latina.

Resumo

Em nosso artigo analisamos algumas aproximações entre teologia e música nativista gaúcha, tendo como enfoque a produção teológica na América Latina à época do florescimento do Movimento Nativista. Inicialmente, contextualizamos essa cena musical no ciclo das canções de protesto latino-americanas, ocorrido entre a década de 60 e a década de 80 do Século XX, buscando, ao mesmo tempo, caracterizar o específico do cancioneiro nativista do Rio Grande do Sul. Prosseguimos com os aportes teológicos predominantes na América Latina no contexto estudado e concluímos com a análise de uma canção produzida neste cenário musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Ferreira Machado, Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais
Professor do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais, Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, Mestre em Teologia e Especialista em Ensino Religioso pela PUCRS, pedagogo com ênfase em Orientação Educacional pela FAFIMC.

Referências

CNBB. Campanha da Fraternidade 2017: Manual. Brasília: Edições CNBB, 2016.

CARDENAL, Rodolfo. A Igreja do Povo Crucificado. In: Aquino JÚNIOR, Francisco de; MAIER, Martin; CARDENAL, Rodolfo. A Civilização da Pobreza: o legado de Ignácio Ellacuría para o mundo de hoje. São Paulo: Paulinas, 2014.

CELAM. Evangelização no presente e no futuro da América Latina – Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano: Documento de Puebla. São Paulo: Paulinas, 1979.

ELLWANGER, Raul. A Milonga dos Vencidos. In: PADRÓS, Enrique Serra; BARBOSA, Vânia M.; LOPEZ, Vanessa Albertinence; FERNANDES Ananda Simões (Org.). A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória. Porto Alegre: CORAG, 2009.

FONSECA, Juarez. A música regional gaúcha. Parte 2 (online). Disponível em:

<http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/galpaocrioulo/noticia/2014/03/parte-2-musica-regional-gaucha-por-juarezfonseca.html>. Acesso em: 06 fev. 2015.

FORNET-PONSE, Thomas. Respectividade e teologia dos sinais. In: Aquino JÚNIOR, Francisco de; MAIER, Martin; CARDENAL, Rodolfo. A Civilização da Pobreza: o legado de Ignácio Ellacuría para o mundo de hoje. São Paulo: Paulinas, 2014.

GOMES, Caio de Souza. “Quando um muro separa, uma ponte une”: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/1970). Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.

HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. Trad. de João Otávio de Nogueira Leiria. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2004.

JACKS, Nilda. Mídia Nativa: Indústria Cultural e Cultura Regional. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2003.

LIBANIO, João Batista; MURAD, Afonso. Introdução à Teologia – perfil, enfoques, tarefas. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

MAICÁ, Cenair. Canto dos Livres. In: MAICÁ, Cenair. Canto dos Livres (LP). Rio de Janeiro: WEA Discos, 1983.

Música engajada na América Latina. Memórias da Ditadura (online). Disponível em:

<http://memoriasdaditadura.org.br/musica-engajada-na-america-latina/index.html>. Acesso em: 20 fev. 2018.

TILLICH, Paul. Dinâmica da Fé. São Leopoldo: Sinodal, 1974.

TILLICH, Paul. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte E, 2009.

Publicado
2018-09-18
Seção
Teologia e questões contemporâneas