Uma Teologia de fronteira: desafios do pluralismo cultural e religioso em uma sociedade dita Pós-moderna

  • Raphael Colvara Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Pluralidade-religiosa. Diálogo. Alteridade. Fronteira.

Resumo

O Pluralismo religioso é, sem dúvida, uma das características marcantes do chamado período dito Pós-Moderno. Os processos de globalização e a crescente migração colocam povos e culturas, convivendo em espaços cada vez mais próximos, suscitando questões acaloradas e controversas. Contudo, cresce a consciência e a legitimidade a respeito de um pluralismo cultural e religioso, que tome em consideração as diferentes expressões do fenômeno humano, não como estigma mas, em vista de uma “diversidade reconciliada”. Tem-se como hipótese que é possível propor uma Teologia inter-religiosa, capaz de propor uma atitude de reciprocidade entre distintas tradições religiosas. Para tanto, tomar-se-á como horizonte hermenêutico o conceito de “fronteira”, como espaço de encontro e interlocução, tendo como aporte teórico as contribuições do Papa Francisco, de Faustino Teixeira e de Peter Phan.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Colvara Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Bacharelado em Teologia (2007), Licenciatura Plena em Filosofia (2006) e Bacharelado em Filosofia (2001), todos pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente cursando Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É pároco da Catedral de São Pedro em Rio Grande -RS, professor colaborador da disciplina de Eclesiologia, no Instituto de Teologia Paulo VI, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Membro do Comitê Ética em Pesquisa da Santa Casa de Rio Grande (CEPAS). Credenciado pela International Seafarers Welfare and Assistance Network (ISWAN) como visitador de Navios. Tem experiência na área de Filosofia, Estudos Teológicos, acompanhamento pastoral e coordenação de movimentos cristãos.

Referências

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

______. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro. Zahar, 2003.

______. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

______. Confiança e medo na Cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

______. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA E A FÉ. Declaração Dominus Iesus. São Paulo: Paulinas, 2000.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulus, 2013.

FORTE, Bruno. A Teologia como companhia, memória e profecia. Introdução ao sentido e ao método da Teologia como História. São Paulo: Paulinas, 1991.

HALL, S. A Identidade cultural na Pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

HICK, John. The theological challenge of religious pluralism. In: HICK, John and HEBBLETHWAITE, Brian (Ed.). Christianity and other religions: selected readings. Rev. Ed. Oxford: Oneworld, 2001. p. 156-171.

______. God has many Names. Louisville: Westminster John Knox Press, 1982.

KÜNG, H. Projeto de Ética Mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2003.

______. Religiões no Mundo: em busca de pontos comuns. Campinas: Versus, 2004.

MEIER, John P. Um judeu marginal: Repensando o Jesus histórico. Rio de Janeiro: Imago, 2003.

PHAN, Peter. Multiple Religious Belonging: opportunities and challenges for Theology and Church. Disponível em:<http://jonathantan.org/handouts/Xtianity/Phan_multiple.pdf>. Acessado em: 12 nov.16.

______. Intercultural and Interreligous dialogue. Disponível em: <http://www.ofm.org/capgen06/relatio/04phanen.doc> Acessado em: 10 nov. 16.

PAULO VI. Evangelii Nuntiandi. 11. ed. São Paulo: Paulinas, 1976.

______. Ecclesiam Suam. São Paulo: Paulinas, 1964.

TEIXEIRA, Faustino. A Teologia do Pluralismo religioso na América Latina. Disponível em: <http://fteixeira-dialogos.blogspot.com.br/2010/04/teologia-do-pluralismo-religioso-na.html>. Acessado em 10/10/12.

______. O desafio do Pluralismo religioso para a Teologia latino-americana. Disponível em: . Acessado em: 10 out. 12.

______. O imprescindível desafio da diferença religiosa. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/remhu/v20n38/a11v20n38.pdf>. Acessado em: 09 nov. 16.

Publicado
2018-03-21