Leituras filosóficas da laudato si

  • Agemir Bavaresco Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Ecologia integral. Ética interdisciplinar. Sociedades plurais. Cenários do planeta.

Resumo

Este artigo apresenta a estrutura do documento do Papa Francisco, demonstrando sua abordagem interdisciplinar articulando a política, a economia, a ecologia, a teologia e a ética. Em primeiro lugar, os cenários do planeta são caracterizados, analisando os níveis ambientais e o debate teológicoepistemológico emergente. Depois disso, a crise ecológica é diagnosticada, tendo suas raízes e causas na tecnologia e no antropocentrismo. Em seguida, torna-se explicita a proposta de uma ecologia integral no qual tudo está relacionado e interligado. Finalmente, considerando o contexto de sociedades plurais e os diagnósticos da crise ambiental, o documento sugere uma ética interdisciplinar para resolver os problemas do planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agemir Bavaresco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutor em Filosofia pela Université Paris I (Pantheon-Sorbonne - 1997). Pós-Doutorado na Fordham University (USA/NY - 2009). Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1978), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa nas áreas de Filosofia Política, Ética, Filosofia Moderna, Teorias da Justiça e Filosofia do Direito. Dedica-se ao trabalho de atualização do tema Democracia e Opinião Pública.

Referências

BAVARESCO, A.; PINTO, R. C. Sociedades plurais, religião e princípios bipolares. Sol Nascente, Huambo (Angola), v. 7, p. 10-26, 2014.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Paulinas: São Paulo, 2013.

FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

WOLHFART, João. Hegel e Laudato Si’: a relação absoluta. 2015. No prelo.

Publicado
2016-11-08