DESAFIOS ÉTICOS, SOCIAIS E PASTORAIS NO CONTEXTO DA FAMÍLIA: Uma reflexão a partir do Instumentum Laboris da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos

  • Waldir Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Cesar Leandro Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Teologia. Desafios éticos. Família. Pastoral Familiar.

Resumo

Este artigo reúne reflexões acerca dos desafios éticos, sociais e pastorais no contexto da família, tomando como base teórica o Instrumentum Laboris elaborado por ocasião da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Estabelece uma reflexão a respeito da multiplicidade ética presente na sociedade atual que, quando associada às exigências sócioeconômicas, torna-se base para o desenvolvimento de novos arranjos familiares. Esses, por sua vez, constituem-se em oportunidades pastorais para as comunidades de fé. Na base deles, no entanto, há ainda desafios que afetam o ser humano em geral, e que influenciam negativamente as famílias independentemente de sua configuração. Esses desafios podem ser iluminados por horizontes pastorais que visam atualizar o essencial da mensagem cristã a respeito da família nas realidades contingentes atuais. Criatividade e misericórdia são meios fundamentais para levar a cabo esse empreendimento pastoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldir Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Atualmente sou professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Possuo bacharelado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1991) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2001).  Tenho experiência na área de Teologia, com ênfase em sistemática, moral e bioética. Sou professor do programa de pós-graduação em Teologia na disciplina de Tópicos de Teologia e Bioética e professor do programa de pós-graduação em Bioética na disciplina de Temas de bioética e cuidados no fim da vida. Sou líder do Grupo de Pesquisa Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde  com os projetos de pesquisa Bioética e Teologia e suas interconexões com as questões sociais; Bioética no contexto latino-americano; Bioética, Ciência e Espiritualidade e A Ética nas biotecnologias. Múltiplas perspectivas. Faço parte do Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética. Sou membro do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUAs) da PUCPR.
Sou membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER e da Sociedade Brasileira de Bioética - SBB.
Cesar Leandro Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Mestre em Filosofia pela PUCPR. Professor da Curso de Bacharelado em Teologia. Assessor Nacional da Comissão Educação e Cultura da CNBB.

Referências

AGOSTINI. Nilo. A crise ético-moral em nossa sociedade. Petrópolis, Vozes, 1997.

ALVES, José E. Diniz e CAVENAGHI, Suzana. Família brasileira: Plural, complexa e diversa. São Leopoldo, 2012. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/515013-censo-2010-uma-famlia-plural-complexa-e-diversa. Acesso em 16 fev. 2015.

JOÃO PAULO ll, Encíclica Evangelium Vitae: sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. São Paulo: Paulinas, 2004.

MOSER, A.; LEERS, B. Teologia Moral: Impasses e Alternativas. Petrópolis: Vozes, 1996.

MOSER, A. Teologia moral: questões vitais. Petrópolis: Vozes, 2003.

MOSER. Antonio. Teologia Moral. Alguns desafios que a Teologia Moral encontra em nossos dias. Petrópolis, Vozes, 2014.

NOLASCO, Sócrates. O novo mapa da família que emerge do Censo 2010. Alguns traços característicos. São Leopoldo, 2012. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/514968-o-novo-mapa-da-familia-que-emerge-do-censo-2010-alguns-tracos-caracteristicos-entrevista-especial-com-socrates-nolasco. Acesso em: 16 fev. 2015.

PAPA FRANCISCO. Discurso para o Sínodo sobre a Família. Roma, 2014. Disponível em: http://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2014/10/18/0771/03046.html. Acesso em 18 fev. 2015.

SÍNODO DOS BISPOS, Secretaria Geral. Instrumentum Laboris. III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização, Roma, 2014. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/synod/documents/rc_synod_doc_20140626_instrumentum-laboris-familia_po.html. Acesso em 18 fev. 2015.

VIDAL, M. Ética teológica: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 1999.

Publicado
2015-11-04
Seção
Interpelações à Igreja