Theologia gloriae: o caráter glorioso da ação divina na teologia da história do primeiro cristianismo. Conceitos básicos, evolução da doutrina e reconsiderações.

Autores

  • Élcio Verçosa Filho PUSCSP

Palavras-chave:

Teologia da História. Paulo. Agostinho. Glória divina. Encarnação. Marcionismo. Irineu de Lyon. Cristianismo Patrístico.

Resumo

Escrito numa perspectiva histórico-filosófica, o ensaio procura delinear em seus contornos próprios, as primeiras formulações da teologia da história no ambiente cristão, de Paulo a Agostinho, enfatizando o sentido “forte” da visão da ação providencial em alguns desses primeiros autores (especialmente Irineu de Lyon), vale dizer, o caráter glorioso da doutrina da Providência Divina no primeiro cristianismo, colocando esse momento fundador da tradição frente a frente com algumas das novas avaliações ou reconsiderações, não raro críticas ou negativas, de que ele tem sido objeto nos últimos 150 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élcio Verçosa Filho, PUSCSP

Doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP (2008) e professor do Departamento de Humanidades da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) – SP. 

Downloads

Edição

Seção

Teologia Faz Caminho