A Fórmula Simul Iustus Et Peccator na Perspectiva de uma Ontologia Relacional com Referência à Teologia Luterana do Batismo

Autores

  • Lubomir Zak Pontifícia Universidade Lateranense (Roma)

Palavras-chave:

Teologia luterana. Nova teologia. Verdades da fé. Sacramento do batismo.

Resumo

O estudo propõe uma interpretação positiva da fórmula “simul iustus et peccator”, partindo do pressuposto de que a mesma não só contém um dos temas centrais da teologia luterana da justificação, mas também encarna, de modo fiel e privilegiado, a lógica e a perspectiva interpretativa de fundo da “nova teologia” que o Reformador entendia elaborar. Mais concretamente, se quer pôr à luz o nexo entre as intuições fundamentais desta fórmula, que tematiza a justificação em termos intencional e radicalmente paradoxais, e a ideia de Lutero de apoiar a reflexão sobre as verdades de fé acerca de uma ontologia dinâmico-relacional. A especificidade de tal nexo vem apresentada em relação ao caso da teologia luterana do sacramento do batismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lubomir Zak, Pontifícia Universidade Lateranense (Roma)

Professor permanente e vice-decano da Faculdade Teológica da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR (Curitiba) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da USP (São Paulo). E-mail: <>.

Downloads

Edição

Seção

Teologia Faz Caminho