A pentecostalização do Brasil × os ‘sem religião’; cura e exorcismo– entrevista a Pe. Jesús Hortal Sánchez, S.J.

  • Renato da Silveira Borges Neto Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Movimentos eclesiais contemporâneos. Pentecostalização. Diálogo ecumênico. “Sem religião”.

Resumo

Este artigo é, na verdade, uma entrevista feita ao jesuíta espanhol Pe. Jesús Hortal Sánchez, ainda no período em que exercia a função de Magnífico Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ, em 16 de Janeiro de 2008. A entrevista – feita no âmbito das pesquisas de minha tese de doutoramento em Teologia pela Pontificia Università di San Tommaso d’Aquino (Angelicum) de Roma com o título Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil. Teologia e práticas. Uma leitura crítica – explorava um artigo de 1994 de autoria do próprio Pe. Hortal e intitulado “Um Caso Singular de Pentecostalismo Autônomo: A Igreja Universal do Reino de Deus” (Teo-Comunicação, v. 24, n. 106, p. 547-559) e, portanto, buscava intuir os desdobramentos de seu pensamento depois de quase 15 anos da escrita daquele artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato da Silveira Borges Neto, Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
É graduado em Filosofia (Instituto Teológico-Pastoral do Ceará - 1996), Teologia (Pontificia Università di San Tommaso d Aquino - Roma - 2002) e Administração (Universidade Estácio de Sá - RJ - 2010). Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Teologia pela Pontificia Università di San Tommaso d Aquino - Angelicum - Roma, ambos reconhecidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ. Possui experiência na área de Teologia Dogmática e Metodologia da Pesquisa Científica. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão foi docente de Metodologia da Pesquisa Científica nos cursos de Administração e Direito, além de Ouvidor da Faculdade (2007). Docente do Departamento de Teologia do Instituto Teológico- Pastoral do Ceará (atualmente denominada Faculdade Católica de Fortaleza) entre os anos 2005 -2008, foi também seu Coordenador de Extensão (2007). No período de 2000 a 2005 foi Coordenador-Responsável da sede italiana da Associação Privada Internacional de Fiéis Comunidade Católica Shalom, em Roma, uma associação católica brasileira reconhecida pelo Vaticano em 2007, que possui diversas casas espalhadas pelo Brasil e Exterior. Desde 2011 colabora com a Universidade Federal do Pará (UFPA) - curso de Pedagogia - no Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR), ministrando disciplinas no âmbito da Pesquisa na área de Educação. Em 2012 publicou "O Renascer da Esperança: Movimentos eclesiais contemporâneos e Comunidades Novas no pensamento de João Paulo II e Bento XVI". Atualmente é docente no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (ISTARJ), no Instituto Superior de Ciências Religiosas (ISCR) da mesma Arquidiocese e no Instituto Filosófico e Teológico do Seminário Arquidiocesano São José de Niterói (IFTSJ), além de ministrar cursos breves no Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-RJ.

Referências

Hummes, Cláudio. Interventi in aula alla XI Assemblea Generale Ordinaria del Sinodo dei Vescovi. In: “Sala stampa della Santa Sede: Bollettino 13” (08 out. 2005). Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2006

Teo-Comunicação, v. 24, n. 106, p. 547-559

Publicado
2015-01-20
Seção
Igreja e o Diálogo Religioso