Associação da distância da habitação em relação a sítios de reciclagem sobre habilidades cognitivas em escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.38664

Palavras-chave:

Crescimento e desenvolvimento, disfunção cognitiva, resíduos sólidos, testes de inteligência

Resumo

Objetivos: Verificar a associação da distância da habitação em relação a sítios de reciclagem sobre habilidades cognitivas em escolares.
Métodos: Estudo transversal, no qual aplicou-se a escala Wechsler Abreviada de Inteligência em 100 escolares de 6 a 14 anos. As crianças foram divididas em um grupo de estudo (expostos), cujas residências estavam situadas a menos de 100 metros de sítios de reciclagem, em um bairro da cidade de Caxias do Sul. Houve um grupo controle, cujas residências estavam a mais de 150 metros de algum sítio de reciclagem, no mesmo bairro ou adjacências.
Resultados: A habitação próxima a sítios de reciclagem aumentou a chance de apresentar quociente de inteligência baixo nos escolares na análise univariada (OR 2,19; IC95% 1,21–3,95). No quociente de inteligência total, o escore obtido foi de 84 no grupo exposto e 95 no grupo controle (p≤0,01). Quando ajustadas para outras variáveis potencialmente prejudiciais, a escolaridade materna elevada mostrou-se um fator atenuador do impacto da distância (OR 0,28; IC95% 0,11–0,72). A diferença encontrada entre os escores de quociente de inteligência verbal foi de 14 pontos (p<0,01); no quociente de inteligência de execução a diferença foi de 4 pontos (p=0,04).
Conclusões: A distância entre a habitação e os sítios de reciclagem de resíduos pode reduzir habilidades cognitivas em escolares, mas esse efeito parece ser atenuado pela escolaridade materna. Essa associação reforça as preocupações sobre o impacto do manejo inadequado de resíduos urbanos, podendo vir a subsidiar a criação de políticas públicas que visem diminuir exposições ambientais potencialmente danosas.

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Biografia do Autor

Luciana Cristina Mancio Balico, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade de Caxias do Sul. Psicóloga Clínica em Caxias do Sul, RS, Brasil.

Diane Arbusti, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Médica graduada pela Universidade de Caxias do Sul. Residente do Serviço de Pediatria do Hospital da Criança Conceição em Porto Alegre, RS, Brasil.

Luciano da Silva Selistre, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Pós-doutorado em Bioestatística, Biometria e Biologia Evolutiva. Professor do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil.

Ana Maria Paim Camardelo, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Serviço Social, dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil.

Emerson Rodrigues da Silva , Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de Campinas. Professor do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Balico, L. C. M., Arbusti, D. ., Selistre, L. da S., Camardelo, A. M. P., & da Silva , E. R. (2021). Associação da distância da habitação em relação a sítios de reciclagem sobre habilidades cognitivas em escolares. Scientia Medica, 31(1), e38664. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.38664

Edição

Seção

Artigos Originais