Aquisição de habilidades em cirurgia videolaparoscópica por residentes em cirurgia geral após treinamento em um simulador de alta fidelidade

Autores

  • Fernanda Maria F. do Carmo Lemos Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0002-0406-1535
  • Igor de Sousa Lemos Fernandes Universidade Federal do Tocantins
  • Itágores Hoffman I Lopes S. Coutinho Universidade Federal do Tocantins
  • Pedro Manuel Gonzalez Cuellar Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28944

Palavras-chave:

treinamento por simulação, laparoscopia, internato e residência, educação médica.

Resumo

OBJETIVOS: Observar a aquisição de habilidades em cirurgia videolaparoscópica em um grupo de residentes de cirurgia geral após o treinamento em simulador de alta fidelidade.

MÉTODOS: Série de casos com abordagem qualitativa, descritiva e aplicada. Os participantes foram residentes de cirurgia geral que já haviam cursado o módulo de técnicas cirúrgicas e realizado o treinamento em um simulador de videolaparoscopia de alta fidelidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos residentes após o treinamento e de entrevistas com os preceptores cirurgiões, gravadas entre um ano e um ano e meio após o treinamento, quando os residentes já estavam realizando o procedimento em pacientes reais.

RESULTADOS: De acordo com os critérios de inclusão, foram analisadas as respostas de sete residentes de cirurgia geral. Após o treinamento em simulador os residentes relataram adquirir habilidades em procedimentos videolaparoscópicos. Dois dos residentes entrevistados mencionaram que tiveram dificuldades na execução das tarefas devido à alta sensibilidade exigida pelo simulador em alguns procedimentos. A metodologia dos "seis passos", utilizada durante o treinamento no simulador, foi bem aceita pelos residentes. Foi apontada a importância da presença de um tutor durante o uso do simulador. Os preceptores de cirurgia videolaparoscópica relataram que as habilidades adquiridas pelos residentes após o treinamento no simulador de alta fidelidade foram transferidas para o mesmo procedimento em pacientes reais.

CONCLUSÕES: O presente estudo permite concluir que, de acordo com a percepção técnica e críticas dos residentes e dos preceptores do programa de residência médica em cirurgia geral, o treinamento padronizado utilizando o simulador de cirurgia videolaparoscópica de alta fidelidade mostrou-se eficiente para aquisição de habilidades por esse grupo de residentes, inclusive em posteriores procedimentos cirúrgicos em pacientes reais.

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Publicado

2018-02-22

Como Citar

Lemos, F. M. F. do C., Fernandes, I. de S. L., Coutinho, I. H. I. L. S., & Cuellar, P. M. G. (2018). Aquisição de habilidades em cirurgia videolaparoscópica por residentes em cirurgia geral após treinamento em um simulador de alta fidelidade. Scientia Medica, 28(1), ID28944. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28944