Eventos com aparente risco de vida: incidência, etiologia e investigação clínica

Autores

  • Alessandra M. Anjos
  • Magda Lahorgue Nunes

Resumo


Objetivo: Avaliar a incidência, fatores etiológicos e investigação clínica de pacientes com Evento com Aparente Risco de vida (Apparent life-threatening event – ALTE).
Métodos: Revisão da literatura através de pesquisa no banco de dados Medline e LILACS entre 1986- 2006 e publicações da Associação Latinoamericana de Pediatria, selecionados a partir de autores com experiência reconhecida em ALTE. Foram revisados 13 artigos de autores renomados além de 3 consensos: americano sobre apnéia infantil e monitorização domiciliar, consenso latinoamericano sobre ALTE e consenso da sociedade européia para estudo e prevenção de morte infantil.
Resultados: A incidência de ALTE descrita foi de 0,6 a 2,27% nos casos revisados. Quanto a etiologia aproximadamente 50% dos casos de ALTE são sintomáticos, sendo mais freqüente doenças do trato gastrointestinal e neurológicas. A investigação deve ser realizada seguindo protocolo padrão e estar direcionada para o diagnóstico da doença de base que definirá o prognóstico do ALTE. Casos recorrentes sem etiologia definida na investigação inicial necessitam de exames complementares, devendo ser considerado o abuso infantil e Munchausen por procuração como diagnóstico diferencial.
Conclusão: Como o episódio de ALTE pode ser a manifestação inicial de entidades nosológicas diversas recomenda-se sempre sua investigação diagnóstica direcionada para doença de base.
UNITERMOS: ALTE, APNÉIA, SMLS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-23

Como Citar

Anjos, A. M., & Nunes, M. L. (2006). Eventos com aparente risco de vida: incidência, etiologia e investigação clínica. Scientia Medica, 15(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1577

Edição

Seção

Artigos de Revisão