Avaliação da competência individual

Um modelo sequencial misto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.41736

Palavras-chave:

avaliação, competência, individualidade, modelo misto, avaliação sequencial

Resumo

Introdução: a avaliação da competência individual na educação médica consiste em encontrar um equilíbrio entre ter recursos suficientes para tomar decisões válidas e confiáveis e não usar mais recursos do que o necessário. A avaliação sequencial, na qual mais recursos são usados para candidatos limítrofes do que para candidatos com desempenho insatisfatório ou claramente satisfatório, pode ser usada para atingir esse equilíbrio. Embora a avaliação sequencial seja comumente associada a grupos maiores de candidatos a serem avaliados, em muitos ambientes práticos, o número de candidatos pode ser pequeno.
Objetivo: este artigo apresenta um desenho de caso único com um modelo estatístico de avaliação de competência individual que pode ser utilizado independentemente do número de candidatos.
Método: é fornecido um exemplo prático de uma solução que pode ser usada para um candidato individual, usando dados simulados no programa estatístico Open Source de custo zero R versão 4.0.5.
Resultados: a solução mencionada fornece estatísticas que podem ser usadas para tomar decisões individuais de aprovação/ reprovação para cada candidato, bem como para tomar decisões individualizadas sobre a duração e o tempo de um exame (ou partes dele) para um candidato.
Conclusão: a solução fornecida pode ajudar a reduzir consideravelmente os recursos necessários para a avaliação, ao mesmo tempo que maximiza os recursos para os candidatos limítrofes. Isso facilita a tomada de decisões e a redução de custos na avaliação.

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Biografia do Autor

Jimmie Leppink, Hospital virtual Valdecilla (HvV), Santander, Cantabria, Spain.

PhD in Statistics Education, LLM in Forensics, Criminology and Law, and MSc in Psychology and Law from Maastricht University, the Netherlands; MSc in Statistics from Catholic University of Leuven, Belgium; currently Research Director at Hospital virtual Valdecilla (HvV), in Santander, Spain.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Leppink, J. (2021). Avaliação da competência individual: Um modelo sequencial misto. Scientia Medica, 31(1), e41736. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.41736

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde