Eficácia da simulação na autoconfiança de estudantes de enfermagem para ressuscitação cardiopulmonar extra-hospitalar: um estudo quase experimental

Autores

  • Genesis Souza Barbosa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. São Paulo, SP e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Área de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Macaé, RJ http://orcid.org/0000-0002-1839-0890
  • Caio Guilherme Silva Bias Instituto Nacional de Cardiologia. Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0003-3800-1626
  • Lorene Soares Agostinho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Área de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Macaé, RJ http://orcid.org/0000-0002-2323-9749
  • Luciana Maria Capurro de Queiroz Oberg Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Área de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Macaé, RJ http://orcid.org/0000-0002-1443-7081
  • Rafael Oliveira Pitta Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Área de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem e História da Enfermagem Brasileira. Macaé, RJ http://orcid.org/0000-0002-9178-8280
  • Regina Marcia Cardoso de Sousa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. São Paulo, SP http://orcid.org/0000-0002-2575-7937

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.1.32694

Palavras-chave:

Enfermagem, Emergências, Simulação, Educação em Enfermagem, Ressuscitação Cardiopulmonar.

Resumo

OBJETIVOS: Verificar a eficácia da simulação na autoconfiança de estudantes de enfermagem para ressuscitação cardiopulmonar extrahospitalar.
MÉTODOS: Estudo quase experimental, de grupo único, tipo antes e depois, realizado com estudantes de graduação em enfermagem. A amostra foi recrutada entre estudantes universitários que cursavam o segundo ou terceiro anos de graduação, e aceitaram participar da pesquisa. O protocolo de intervenção consistiu na participação individual em cenário clínico simulado de emergência. O cenário adotado consistiu numa ressuscitação cardiopulmonar em parada cardiorrespiratória extra-hospitalar, utilizando o manequim de baixa fidelidade Mini Anne Plus®. Além das variáveis sociodemográficas, a autoconfiança dos estudantes para atuação em parada cardiorrespiratória foi avaliada pela Escala de Autoconfiança, antes e após a simulação. Foram aplicados os testes de homogeneidade marginal e de postos sinalizados de Wilcoxon e o nível de significância aceito foi de 5%.
RESULTADOS: Trinta e dois estudantes de graduação em enfermagem na faixa etária entre 18 e 38 anos, participaram do estudo. Diferenças estatisticamente significantes (p < 0,001) foram observadas nas respostas de todas as questões da Escala de Autoconfiança, quando comparadas antes e depois da simulação. Houve também aumento estatisticamente significativo (p < 0,001) da pontuação nos domínios cardiológico, respiratório e neurológico após simulação.
CONCLUSÕES: A simulação se mostrou uma estratégia educativa eficaz no aumento da autoconfiança de estudantes de enfermagem para atuação em ressuscitação cardiopulmonar extra-hospitalar.

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

Barbosa, G. S., Bias, C. G. S., Agostinho, L. S., Oberg, L. M. C. de Q., Lopes, R. O. P., & Sousa, R. M. C. de. (2019). Eficácia da simulação na autoconfiança de estudantes de enfermagem para ressuscitação cardiopulmonar extra-hospitalar: um estudo quase experimental. Scientia Medica, 29(1), e32694. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.1.32694

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde