Avaliação de intervenções de Gestão da Clínica na qualificação do cuidado e na oferta de leitos em um hospital público de grande porte

Autores

  • Fernando Anschau Hospital São Lucas da PUCRS
  • Jacqueline Webster Grupo Hospitalar Conceição
  • Nelson Roessler Grupo Hospitalar Conceição
  • Eduardo de Oliverira Fernandes Grupo Hospitalar Conceição
  • Viviane Klafke Grupo Hospitalar Conceição
  • Carine Paim da Silva Grupo Hospitalar Conceição
  • Gabriel Mersseshmidt Grupo Hospitalar Conceição
  • Samantha Ferreira Grupo Hospitalar Conceição
  • Sandra Maria Sales Fagundes
  • José Accioly Jobim Fossari Grupo Hospitalar Conceição

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2017.2.26575

Palavras-chave:

gestão da clínica, governança clínica, administração de serviços de saúde, equipe interdisciplinar de saúde, relações interprofissionais, gestão da qualidade em saúde, sistema Kanban.

Resumo

*** Avaliação de intervenções de Gestão da Clínica na qualificação do cuidado e na oferta de leitos em um hospital público de grande porte ***

OBJETIVOS: Descrever os resultados alcançados em indicadores de desempenho hospitalar e na oferta de leitos com a estratégia de incorporação da Gestão da Clínica no processo assistencial da unidade de retaguarda do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

MÉTODOS: O estudo foi realizado na unidade de retaguarda do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A unidade de retaguarda é um setor de internação de curta permanência (abaixo de 10 dias de internação) destinado a pacientes do setor de emergência do hospital. No período do estudo essa unidade possuía capacidade para 27 leitos. Foram adotadas como ferramentas da Gestão da Clínica a implantação de equipes de referência multiprofissionais e de rounds multidisciplinares, a instituição do sistema Kanban para monitoramento do tempo médio de permanência; a introdução do Projeto Terapêutico Singular por ocasião do ingresso do paciente no hospital (setor de emergência); e a regulação interna dos leitos pelo Núcleo Interno de Regulação. Os indicadores hospitalares número de internações, tempo médio de permanência, resolubilidade, taxa de mortalidade e índice de rotatividade foram comparados entre os anos 2015 (antes da implementação da estratégia Gestão da Clínica) e 2016 (após a implementação da estratégia).

RESULTADOS: Após a introdução da Gestão da Clínica, houve aumento no número de internações de 1395 para 1537 ao ano. Ocorreram 1240 altas para o domicílio (média de 104 ao mês), mostrando um aumento de 101,9% em relação ao período anterior. Também foi observada diminuição no número de transferências internas (entre a unidade de retaguarda e outros setores do hospital), aumento no índice de rotatividade de 51,6 para 56,9, diminuição no tempo médio de permanência de 7,2 dias para 6,6 dias e diminuição na taxa de mortalidade de 3,5 para 0,7 (p<0.05).

CONCLUSÕES: A implantação da Gestão da Clínica no contexto do trabalho assistencial na unidade dos leitos de retaguarda do hospital em estudo associou-se a melhorias nos processos de cuidado, proporcionando maior oferta de leitos aos usuários.


 

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Biografia do Autor

Fernando Anschau, Hospital São Lucas da PUCRS

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Lucas da PUCRS

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

Anschau, F., Webster, J., Roessler, N., Fernandes, E. de O., Klafke, V., da Silva, C. P., Mersseshmidt, G., Ferreira, S., Fagundes, S. M. S., & Fossari, J. A. J. (2017). Avaliação de intervenções de Gestão da Clínica na qualificação do cuidado e na oferta de leitos em um hospital público de grande porte. Scientia Medica, 27(2), ID26575. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2017.2.26575

Edição

Seção

Artigos Originais