Ortopedia: origem histórica, o ensino no Brasil e estudos metodológicos pelo Mundo

Autores

  • Francisco Consoli Karam
  • Maria Helena Itaqui Lopes

Resumo


Objetivos: Relatar uma breve história da ortopedia, descrever como funciona o ensino no Brasil e verificar a preocupação que autores de outros países têm com a metodologia do ensino desta especialidade.
Métodos: Foram realizadas pesquisas no Pubmed, nos últimos 10 anos de publicação da Revista Brasileira de Ortopedia e nos sites das sociedades Gaúcha e Brasileira de Ortopedia.
Resultados: A história da ortopedia inicia com o homem primitivo, passando por egípcios, gregos, romanos e árabes. Após anos de pouca importância na idade média ressurge no século XII e chega ao século XX, contraditoriamente, ganhando desenvolvimento com as grandes guerras. No século XXI o ensino no Brasil é ancorado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e pelo mundo os autores mostram preocupação em identificar as falhas nos métodos de ensino para proporem soluções que acompanhem a velocidade da tecnologia e quantidade de novos conhecimentos.
Conclusão: A longa história do ensino da ortopedia, que começou com o homem primitivo, prossegue atualmente com desafios crescentes, em busca de soluções.
UNITERMOS: ORTOPEDIA/história; ORTOPEDIA/educação; EDUCAÇÃO MÉDICA/métodos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Karam, F. C., & Lopes, M. H. I. (2006). Ortopedia: origem histórica, o ensino no Brasil e estudos metodológicos pelo Mundo. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1564

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>