Midazolam versus diazepam para tratamento de estado de mal epiléptico em emergência pediátrica

Autores

  • Janete de Lourdes Portela PUCRS
  • Jefferson Pedro Piva PUCRS

Palavras-chave:

EPILEPSIA/quimioterapia, ANTICONVULSIVANTES/administração & dosagem, MIDAZOLAM, DIAZEPAM, EMERGÊNCIAS, SERVIÇO HOSPITALAR DE EMERGÊNCIA, PEDIATRIA, CRIANÇA, PRÉ-ESCOLAR, LACTENTE.

Resumo

OBJETIVOS: realizar uma revisão da literatura avaliando o uso de midazolam administrado por diversas vias e do diazepam administrado por via endovenosa e retal no tratamento do estado de mal epiléptico. FONTE DE DADOS: a pesquisa bibliográfica foi feita nas bases de dados Google Acadêmico, LILACS, PubMed e SciELO, usando os descritores status epilepticus, seizures, benzodiazepines, midazolam, diazepam, children. SÍNTESE DOS DADOS: o tratamento rápido do estado de mal epiléptico está associado com melhores resultados. Diazepam endovenoso tem sido o tratamento de primeira linha nos últimos 30 anos, apesar da conhecida dificuldade de punção venosa em crianças pequenas. Midazolam parece representar um avanço importante para o tratamento convulsivo rápido em emergência, pela facilidade de administração e rapidez de ação. A droga ideal e a via de administração para o controle das crises nessas situações permanecem incertas. CONCLUSÕES: se o acesso intravenoso não estiver disponível, há evidências de que o midazolam por via intramuscular, bucal ou nasal pode ser a alternativa ao diazepam endovenoso ou retal, para tratamento de convulsão em emergência pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete de Lourdes Portela, PUCRS

Janete de Lourdes Portela1, Jefferson Pedro Piva2 1- Mestranda do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Enfermeira do Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Universitário de Santa Maria-RS 2- Professor do Curso de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Chefe Associado da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico do Hospital São Lucas da PUCRS.

Jefferson Pedro Piva, PUCRS

2- Professor do Curso de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Chefe Associado da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico do Hospital São Lucas da PUCRS.

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Portela, J. de L., & Piva, J. P. (2011). Midazolam versus diazepam para tratamento de estado de mal epiléptico em emergência pediátrica. Scientia Medica, 21(4), 184–190. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/9176

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)