Modelos animais na pesquisa biomédica

Autores

  • Renato Augusto DaMatta Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

MODELOS ANIMAIS, PESQUISA BIOMÉDICA, PESQUISA BÁSICA

Resumo

Questões éticas impossibilitam o uso de seres humanos em investigações fundamentais para o entendimento da fisiologia do organismo, assim como para o desenvolvimento de novos tratamentos e dispositivos médicos. Portanto, o uso de animais em pesquisa tem sido crucial para gerar novos conhecimentos e tratamentos para organismos vertebrados. Neste número da Scientia Medica, três artigos abordam o uso de modelos animais para o estudo de patologias. Os três trabalhos apresentam resultados importantes baseados em modelos animais. Mais uma vez fica demonstrado que o uso de animais na experimentação biomédica é crucial. Podemos até deixar de criar animais para suprir nossa necessidade e vontade de ingerir carne. No entanto, não poderemos simplesmente deixar de usá-los na experimentação biomédica, pois somente através do uso desses modelos, iremos obter novos conceitos importantes para o tratamento de várias doenças, prolongando a vida humana com qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Augusto DaMatta, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas (University of Notre Dame, IN, EUA 1990), mestrado em Ciências Biológicas (1993) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (1997) e pós-doutorado na Washington University of Saint Louis, MO, EUA (2007). Atualmente é professor associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia e Parasitologia, com ênfase na Interação Protozoário Célula Hospedeira, atuando principalmente nos seguintes temas: macrófagos, Toxoplasma gondii, Trypanosoma cruzi, mecanismo de evasão, caracterização de leucócitos e hematologia.

Publicado

2010-10-19

Como Citar

DaMatta, R. A. (2010). Modelos animais na pesquisa biomédica. Scientia Medica, 20(3), 210–211. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/7728

Edição

Seção

Editorial